A pluralidade de John Williams

Se um dia te perguntassem: o que há em comum entre Indiana Jones e Memórias de uma Gueixa? E entre Star Wars e A Lista de Schindler? Ou então perguntassem sobre a familiaridade de Harry Potter e Tubarão? O que você diria?

Melhor ainda, se te perguntassem o que Superman e Jurassic Park tem em comum, entre eles mesmos, entre todos os títulos que acabei de citar e ainda, com mais outros 100 filmes que você nunca imaginou que teriam relação?

Além de dizer que se tratam de filmes, responda sem a menor sombra de dúvidas, que: todos eles, SIM! TODOS ELES tiveram suas trilhas sonoras compostas por ninguém mais, ninguém menos que John Williams.

É muito louco pensar que filmes tão icônicos, que marcaram nossas vidas, tenham essa ligação tão SENSACIONAL com outros filmes que você talvez nunca tenha visto ou que até viu, mas achou bem chato.

Conversando na semana passada com o Douglas, meu parceiro aqui no Nerdssauros, ele disse algo que concordo plenamente: “O mais bacana das trilhas de Sr John é que os filmes não teriam o mesmo impacto sem elas!!”

Isso é muito real, imagine agora o que seria Jurassic Park, Star Wars, Indiana Jones e Tubarão sem aquela trilha sonora? Imagina o que seria Superman sem a SUA música! Difícil né?

Talvez nada disso seja uma novidade para você! Talvez você ame cinema, música e assim como eu, acabe sempre indo buscar um pouco mais sobre. Mas você já pensou em como descrever para alguém, o que são as trilhas desse Gênio?

Eu defino as trilhas sonoras de John Williams como uma forma de conseguir enxergar um filme inteiro sem precisar ver. Você consegue reproduzir cada sensação do que está ouvindo e transporta-las para o que está fazendo.

Em uma mesma faixa você consegue sentir a incerteza do novo, o medo que o desconhecido nos traz e que automaticamente aciona nosso sentido mais profundo de aventura, sem nunca perder aquela esperança de que tudo vai dar certo. Nessa conta o único resultado é a vontade e coragem pra enfrentar, lutar e vencer, ingredientes estes, fundamentais para construir uma bela história.

Junte uma superprodução de qualquer tema, com uma superdireção e uma trilha dessas e você terá um grande filme. Você pode até não gostar ou preferir alguns deles, mas saberá que é grande.

Curiosidade sobre John!
JOHN WILLIAMS É A PESSOA VIVA MAIS INDICADA AO OSCAR! Atualmente com 85 anos, o compositor recebeu sua 51ª indicação ao Oscar! Na frente dele, está apenas Walt Disney, já falecido, que já foi indicado 59 vezes ao prêmio.

Aqui você poderá ver uma relação com 33 filmes que talvez você não saiba que carregam a assinatura de John.

 

33 Filmes com a assinatura de John Williams

Espero que essa lista, junto com tudo que eu disse aqui, tenha despertado a sua curiosidade para aqueles títulos que você nunca ligou tanto, ou que nem fazia ideia que existia, e assim expanda seu horizonte sobre filmes e músicas, visitando a obra desse grande compositor.

Siga @Nerdssauros