Fique por dentro! Law & Order SVU

Law & Order – SVU pertence à franquia de séries Law & Order, criada pelo produtor Dick Wolf, e estreou no Brasil em 20 de setembro de 1999, narrando o dia-a-dia do grupo de elite da Unidade de Vitimas Especiais do Departamento de Policia de New York. Apesar de carregar o peso do nome “Law & Order” da série original de 1990, SVU, atualmente em sua 20ª temporada, estabeleceu uma identidade única e se firmou como um sucesso, inclusive tendo recebido 7 indicações ao Emmy e com uma renovação tão significativa que acabou por desbancar a original Law & Order, passando mais tempo no ar.

Com relação a estilo, a série, embora rotulada como drama, apresenta ótimas cenas e coreografias para os momentos de ação policial e enredo bem cuidado e que consegue prender a atenção facilmente durante os 50 minutos em média de cada episódio.
Assim, é uma ótima série de ação policial, mesmo com uma carga dramática mais acentuada, dado o tema principal ser crimes sexuais e envolvendo, em sua maioria, crianças e adolescentes, o que confere a SVU um caráter até de informação, quebra de tabus em relação a vítimas de crimes sexuais e derrubada de preconceitos.

Resumo dos personagens e temporadas:

Com exibição principal pelo Universal Channel, a série também está sendo apresentada no canal Fox Life em sua 7ª temporada, considerada uma das melhores devido ao amadurecimento dos personagens, onde inicialmente as narrativas seguiam o detetive Elliot Stabler (Christofer Meloni), um personagem veterano da unidade que já viu de tudo, e sua parceira, Olivia Benson (Mariska Hargitay), cujo passado difícil é a razão para ela ter se juntando a unidade. Juntos, a dupla investiga os crimes sexuais que “são considerados especialmente hediondos no sistema de justiça criminal americano”.
Nesta temporada da Fox Life, a equipe é comandada pelo Capitão Donald Cragen (Dan Florek), atuando de maneira firme mas ao mesmo tempo claramente paternal em momentos mais profundos.
Como coadjuvantes e muitas vezes aparecendo em ótimas tramas secundárias, o detetive John Munch (Richard Belzer), transferido da unidade de homicídios de Baltimore, traz como marcas algum sarcasmo, teorias conspiratórias e boas habilidades de investigação. Munch é o parceiro do detetive Odafin “Fin” Tutuola (o rapper Ice T), cujo senso de humor e experiência investigativa única formam em vários momentos um certo alívio cômico numa série em que o clima é quase sempre permeado de tensão.
A promotora durona Casey Novak (Diane Neal) adiciona o componente legal a série através de seus esforços muitas vezes passionais para encerrar as intensas investigações de cada caso, quase sempre com uma entrega pessoal e mergulho profissional admiráveis.
Indispensável é a atuação do psiquiatra forense George Huang (B.D. Wong), na compreensão da mente dos acusados, muitas vezes fornecendo pistas significantes para a resolução dos casos mais complexos e envolvendo o telespectador profundamente nos porquês de cada mente criminosa.

Já no Universal Channel, muita coisa mudou, mas a série continua com a mesma qualidade e harmonia, e mesmo para quem nunca assistiu a nenhum episódio, é muito fácil acompanhar cada caso e não se perder na trama central. Nas temporadas exibidas pelo canal, a trama narra em especial a evolução de Olivia Benson, profissional e emocionalmente, tendo desvendado nas temporadas anteriores muitos mistérios a respeito da detetive, que se mostra cada vez mais sábia ao equilibrar os efeitos da vida policial diária nas suas emoções e valores pessoais.

Com o novo parceiro Nick Amaro (Danny Pino), Benson conta com o suporte de Tutuola, único remanescente da primeira temporada, e ainda ganhou nas novas temporadas o apoio da detetive Amanda Rollins (Kelly Giddish) e do promotor Rafael Barba (Raul Esparza), além do detetive Dominick Carisi Jr (Peter Scavino) e da médica legista Melinda Warner (Tamara Tunie), esta última também presente nas reprises da Fox Life.

Quer saber mais? É fã de SVU? Comente, compartilhe!

Avatar

Bombeiro, gearhead, apaixonado por bichos e series killer quando sobra tempo.

Siga @Nerdssauros