Conheça o Coleco Telstar Console Econômico da Primeira Geração !

O Coleco Telstar foi um console de baixo  custo  parecido com o pong que foi lançado nos EUA em 1976. Ele foi o primeiro console a usar o novo chip da General Instruments, ele foi lançado pela Coleco e liderou a primeira geração.

Muitas coisas contribuíram para o console vender milhões. Em primeiro lugar ele era muito barato sendo vendido por em média de US $ 50 (metade do preço comparado a  outros consoles) e fosse bem básico ele era muito bom e seu sistema vinha com 3 jogos embutidos na memória : Tenis, Hóquei e Handebol.

O sistema tinha dois controles de remos que eram conectados ao sistema. Os jogos eram em preto e branco, ele tinha um sinal sonoro o que destacava referentes aos outros e todos os jogos tinham pontuação na tela.

O alto-falante foi colocado no canto superior esquerdo da máquina. No centro da máquina havia uma área de configurações onde o usuário podia desligar o sistema, mudar a dificuldade do iniciante para o intermediário ou pro e você também escolhia qual jogo jogar nessa área.

Variações de consoles

No total, houveram 14 modelos da Telstar lançados entre 1976 à 1978.E aparentemente, o primeiro modelo foi intencionalmente limitado para que eles pudessem lançar versões mais avançadas da Telstar em uma data posterior o que levou a empresa  a quase falir em 1980 devido ao número de consoles lançados.

Veja abaixo:

Telstar Classic

O Telstar Classic foi lançado em 1976 e embora fosse um pouco mais caro que o Telstar original, era exatamente o mesmo sistema. A única diferença era a caixa de madeira em que estava alojada.

 

 

 

 

Telstar Deluxe

Lançado em 1977, o Telstar Deluxe, também conhecido como o Coleco “Video World Of Sports”, foi um Telstar de madeira que foi vendido com um stand. Isso elevou o sistema, o que tornou a experiência de jogo mais semelhante a um jogo de árcade e como o Telstar Classic, o sistema em si não era diferente do Telstar original.

 

Telstar Ranger

O segundo modelo da Telstar a ser lançado em 1977 foi o Telstar Ranger o console veio com 6 jogos, dois controladores de paddle e uma arma. Os jogos incluídos foram os jogos PONG padrão por exemplo, tênis, squash, futebol, prática e dois jogos de tiro. Este foi o primeiro Telstar lançado para ter um design completamente diferente do original. Foi também o primeiro a incluir controladores destacáveis.

Telstar Alpha

Ainda em 1977, a Coleco lançou o Telstar Alpha que ao contrário do Telstar Ranger, este modelo manteve as pás do sistema como o original. Seu principal ponto de venda foi a adição de um quarto jogo chamado Jai-Alai, que era basicamente um jogo de Squash.

Este console econômico vendeu muito bem. Foi até lançado na Europa como o ‘Telstar Alpha Europa’.

 

 

Telstar Colormatic

O Telstar Colormatic foi lançado em 1977 e ele era muito parecido com o Telstar Alpha, todos os jogos tinham cor, o que foi conseguido graças ao chip gráfico Texas Instruments SN76499N adicionado ao console.

O console foi apresentado em um acabamento estilo woodgrain estranho (por que as pessoas nos anos 70 amam madeira nos dispositivos elétricos?). Como o Telstar Ranger, os controladores de remo eram destacáveis.

Telstar Regent

Ainda em 1977, a Coleco lançou o Telstar Regent foi uma variação do Colormatic. Sem nenhum chip graffiti extra, os jogos eram em preto e branco, e os controladores podiam ser desconectados do console.

 

 

Telstar Combat!

O último sistema a ser lançado em 1977 foi o Telstar Combat!  Ele não foi criado com o sistema PONG e sim utilizando o chip Tank da General Instruments AY-3-8700, o jogo permitia que 2 jogadores jogassem o jogo Combat.

Cada jogador usava dois joysticks para controlar seu tanque. O sistema tinha 4 variações do jogo do tanque. 

 

 

Telstar Sportsman

Lançado em 1978, o Telstar Sportsman era o mesmo que o Regent, mas ele tinha uma arma leve e além dos 4 jogos padrão também com mais dois jogos de armas incluídos.

 

 

 

Telstar Galaxy

Lançado em 1977, o Telstar Galaxy foi um modelo único entre os lançados anteriormente. Ele usava dois chips General Instrument; o AY-3-8600 para jogos e o chip gráfico AY-3-8615 para gerar cores. 

Ele foi comercializado como tendo 48 jogos a cores, mesmo isso não sendo realmente verdade, uma vez que eles contavam cada dificuldade como um jogo diferente e o sistema permitia que 4 jogadores jogassem de uma só vez, devido a ter 2 controles fixos no sistema e mais 2 controles de joystick destacáveis.

Telstar Arcade

Lançado em 1977, o console Telstar Arcade foi um dos mais estranhos a serem lançados por ter um formato triangular. Um lado se assemelhava ao Telstar original com dois controles para jogar PONG, um lado tinha um volante e acelerador para jogar jogos de corrida (chamado Road Race) e um lado tinha um coldre para uma arma para jogar jogos de tiro (chamado Quick Draw). O console era baseado em cartuchos e não tinha jogos embutidos. Na compra do console ele vinha com um cartucho contendo Tênis, Quick Draw e Road Race.

Foram adicionados 3 cartuchos que eram comercializados por por US $ 25 cada. O segundo cartucho tinha Hockey, Tennis, Handball e Target. Tênis e Hockey podiam ser jogados por 2 ou 4 jogadores, terceiro cartucho tinha como bonus Pingball, Shooting Gallery, Shoot the Bear e Deluxe Pingball e o quarto e último cartucho tinha Batalha Naval, Bola Afiada e Explosão-Ausente.

Telstar Colortron

Foi lançado em 1978, o Telstar Colorton teve os mesmos 4 jogos que o Telstar Alpha (Hóquei, Tênis, Handebol, Jai-Alai).Os controles estavam conectados ao próprio sistema. E pela primeira vez, o console precisou de duas baterias de 9 volts em vez de uma. O primeiro alimentou a máquina e o outro alimentou o som.

 

 

 

Telstar Marksman

O Telstar Marksman foi lançado em 1978.Ele  tinha 6 jogos integrados além dos habituais 4 jogos PONG (Ténis, Hóquei, Handebol, Jai Alai) e dois jogos de armas: Skeet e Target.

Sendo comercializado como o atirador, ele tinha um ênfase óbvia no aspecto de tiro do sistema. O console veio com uma arma comum e permitia que você trocasse a arma por um rifle.Todos os jogos eram coloridos e, assim como o Colorton, eram necessárias duas baterias de 9 volts em vez de uma.

Telstar Gemini

Lançado em 1978, o Telstar Gemini foi um dos poucos consoles da Telstar a não apresentar o PONG. Em vez disso, tinha dois jogos de armas e quatro jogos de pinball. Com isso  o console não tinha pás nem joysticks.

Em vez disso, o Gemini tinha uma arma periférica e o sistema em si representava uma máquina de pinos tradicional, com botões de flipper nos lados esquerdo e direito e um grande botão vermelho na frente para lançar a bola.

 

 

Mesmo sendo um console de baixo custo ele teve varias melhorias em suas variações e ao meu ver foi um dos mais tecnológicos da época. Suas funções eram variadas e ele até então inovou bastante por ter sons e  alguns dele também serem coloridos.

E ai gostou ? Comente ai e compartilhe com os Amigos!

 

 

 

Siga @Nerdssauros