Conheça Color TV-Game o Primeiro Console da Nintendo!

Color TV-Game foi o primeiro console da Nintendo lançado em 1977 no Japão e que contava com seis versões do jogo Pong, chamados de  Light Tennis. Seu sistema foi desenvolvido através de uma parceria com a Mitsubishi Electronics e foi quem deu inicio a inclusão da Nintendo no mundo dos consoles.

A Nintendo foi fundada em 1889, e desbravou diversos mercados antes de apostar nos videogames desde baralhos de Hanafuda, hotéis, macarrão instantâneo e até mesmo brinquedos. Quem conhece a Nintendo hoje nem imagina que sua caminhada foi longa até chegarmos nos consoles super queridos que temos hoje ou que faria parte da vida de muito marmanjo pelo mundo.

Foi em 1977,que o então presidente da companhia  Hiroshi Yamauchi, viu  o potencial dos videogames e lançando o Color TV-Game 6.

O console produziu apenas 6 jogos que eram variações do jogo Pong lançado pela Atari em 1972 que consistia em um jogo de tênis para 2 jogadores. Por saber que pong era bastante comercializado na américa por empresas como Magnavox, coleco e entre outras que citei anteriormente a Nintendo optou em lançar seu console somente no Japão pois lá teria menos concorrência do que se investisse fora. Essa decisão foi certeira e  o primeiro Color Tv Game vendeu mais de 1 milhão de unidades  e ainda teve mais 3 sucessores.

Confira o comercial acima  da epoca .

O console produziu apenas 6 jogos que eram variações do jogo Pong lançado pela Atari em 1972. Confira na imagem ao lado.

 

 

 

 

Yamaguchi acreditava que os consoles da época não vendiam tanto por conta de seus altos preços e com isso exigiu que o Color Tv Game 6 fosse o mais barato do mercado aceitando ter um certo “prejuízo” mas que teve um certo acerto, a Nintendo então segue esse mesmo pensamento até hoje.

Os consoles seguintes ao Color Tv-Game tiveram avanços consideráveis e que ajudaram a garantir o futuro da Nintendo no seguimento de jogos.

Conheça os consoles abaixo:

Color TV Game 6

O primeiro Color TV Game já lançado, ele foi lançado apenas no Japão em 1977 e contou com apenas um jogo; Light Tennis, que parecia e jogava muito como Pong. O jogo contou com 6 modos diferentes, como o original, bem como outros com diferentes maneiras de jogar pong como aqueles com obstáculos. Foi o primeiro console doméstico da Nintendo projetado internamente. Diferente dos consoles seguintes o  Color TV-Game 6 não tinha entradas para cartuchos ou joysticks separados do console.

Color tv game 15

Com apenas uma semana após o Game TV 6, a Nintendo lançou o Color TV-Game 15. Com os dois controladores agora em cabos (tornando o jogo muito mais confortável) e 15 versões ligeiramente diferentes do

Light Tennis, o CTG 15 rendeu vendas de mais de um milhão de unidades.  Color TV Game 15 incluiu duas var

iações de Hockey, Volleyball e Tennis, e dois jogos de estilo Ping Pong. Cada jogo pode ser jogado em modo simples ou duplo. O jogo extra foi “pênaltis”, onde o objetivo é atirar a bola por um alvo em constante movimento. Além disso, os controles de remo agora eram estendidos além do console e eram conectados a ele. O console foi produzido em dois tons de laranja; o laranja claro é muito mais incomum. A Nintendo vendeu mais de um milhão de consoles Color TV-Game 15. Aparece como um “troféu de assistência” emSuper Smash Bros para Nintendo 3DS e Wii U.

Color TV Racing 112

Um jogo de corrida que implementa um volante e alavanca de

mudanças. Alternativamente, dois controladores menores podem ser usados ​​para

multiplayer. A jogabilidade apresenta um carro a partir de uma

visão panorâmica em uma pista e evitando outros carros na estrada. É possível jogar no modo de dois jogadores, bem como com controles que se conectam na parte de trás do console. Este foi o primeiro projeto de Shigeru Miyamoto

trabalhando para a Nintendo, já que ele era apenas um funcionário júnior na época.

Color TV-Game Block Breaker

O Color TV-Game Block Breaker é um console de 1-jogador que executa uma versão portada de “Block Breaker” um dos jogos de arcade da Nintendo com base no Atari ‘s Breakout . Tal como o Color TV-Game 6, o pad do jogo é controlado por uma marcação ligada ao sistema e existem opções para jogar variações do mesmo jogo.

 

Computer TV-Game

O console final da série é o Computer TV-Game foi vendido e produzido em quantidades limitadas. O único jogo neste console é o primeiro jogo de videogame da Nintendo, o Computer Othello . O jogo pode ser jogado cara-a-cara por duas pessoas, ou contra um computador e foi bastante sofisticado para a época. A Nintendo conseguiu convertê-lo de um jogo de arcade simplesmente integrando uma arcade board completa que tornava a máquina grande e pesada.

 

Com esse post finalizo todos os consoles da primeira geração, e o proximo irei fazer um resumo sobre tudo que foi passado e dando inicio para a segunda geração de consoles ^^

 

Gostou? Comenta ai !

E não esqueça de compartilhar com os amigos !

Siga @Nerdssauros