Divertida Mente: Um Convite Ao Autoconhecimento – Especial Setembro Amarelo

A minha indicação deste mês vem pegando carona na temática da campanha Setembro Amarelo!

Uma produção de 2015 revelou os segredos da construção das nossas personalidades a partir de emoções como personagens: a raiva, o medo, o nojo, a tristeza e a alegria.

Tentar explicar a mente humana e nosso comportamento é o tipo de coisa que só daria certo se fosse desenhando! Só mesmo em uma produção da Walt Disney Pictures em parceria com a Pixar Animation Studios que alguém iria se arriscar em desenhar isso tudo.

Em 18 de junho de 2015 chegava aos cinemas brasileiros a tão esperada animação Divertida Mente (Inside Out). A expectativa estava alta desde o lançamento dos primeiros teasers que brincavam com a experiência de estar dentro da mente de um homem e de uma mulher, eram demonstrações simples de como seria o funcionamento de nossas cabeças em situações tão corriqueiras como uma conversa na hora do jantar.

É bastante comum que os trailers dos filmes provoquem uma expectativa diferente do que realmente acabamos vendo na obra completa, mas no caso de Divertida Mente foi diferente. Para quem esperou encontrar apenas um filme engraçadinho com uma série de piadas sobre o comportamento dos homens e das mulheres, acabou por encontrar uma bela comédia dramática que descreve o desenvolvimento de uma mente desde o seu nascimento e a construção da personalidade a partir das experiências de vida.

Com os acontecimentos da vida de uma criança de 11 anos eles conseguiram nos mostrar como cada um dos nossos sentimentos são fundamentais para nossa construção como pessoas e acabamos fazendo uma viagem por nossa própria vida, revisitando lembranças para tentar identificar em que momento também teríamos passado pelo o que a Riley está passando e quando foi que construímos nossas referências de família, amizade, brincadeira, vitória…

A nossa capacidade de nos reconhecermos nas histórias, nos personagens ou de projetarmos em nossas vidas as emoções que nos são sugeridas na tela, transforma a nossa vida!  Quando entendemos como as coisas podem acontecer para nós ou para o outro, melhoramos nossas relações. Divertida Mente é um convite ao autoconhecimento e ao entendimento das emoções e sentimentos. Conhecer-se e preocupar-se com isso é o primeiro passo para a tentativa de nos mantermos mentalmente sãos! Então assista a essa bela animação e perceba como pode ser divertido pensar sobre si mesmo!

 

Sobre o Setembro Amarelo

Nesse mês acontece aqui no Brasil uma campanha para conscientização e prevenção ao suicídio. Iniciada em 2015, foi uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 96% dos casos de suicídio estão ligados a transtornos mentais que foram ou não diagnosticados, que tiveram tratamento interrompido ou mal direcionado.

Siga @Nerdssauros