Conheça os consoles da 1ª geração dos Vídeo Games

Nas ultimas semanas venho fazendo uma coletânea onde falei sobre cada console da primeira geração e hoje irei apresentar um resumo geral sobre a historia dos primeiros consoles de forma resumida para vocês. A primeira geração nao e muito conhecida hoje e acho importante saber como foi a trajetória e melhorias que tivemos para chegar aos consoles no qual amamos e nos divertimos muitos nos tempos atuais .

Os primeiro console criado foi uma ideia vinda de Ralph Baer, ele teve a ideia de criar uma televisão interativa assim tomando  a iniciativa de criar um aparelho do zero em 1951 e melhorou e aprimorou ela em 1966 quando ele era apenas um engenheiro chefe da divisão  de Design de Equipamentos na empresa Sanders Associates.

Sua ideia consistia em um protótipo de vídeo game simples  para 2 jogadores que seria exibido através do monitor de tv onde 2 pontos perseguiam um ao outro na tela. Foi então que Bill Rusch se juntou ao projeto para ajudar a acelerar o processo e pouco tempo depois eles incluíram um terceiro ponto controlado pela maquina criando assim o jogo de ping pong. Eles então criaram o console Magnavox Odyssey.

Conheça agora os consoles que fizeram parte da primeira geração.

Magnavox Odyssey

Foi o primeiro console criado em toda a história dos games criado por Ralph Baer, apesar de possuir apenas 4 jogos (pingue-pongue, tiro, futebol e vôlei eles eram o suficiente para garantir horas de jogos além de ter a opção de comprar mais 12 jogos para o console e filmes que eram colocados na tela da tv para simular um cenário para seus jogos.

 

O PONG

Começamos essa matéria de hoje falando sobre Ralph Baer, mas não podemos esquecer da criação de Nolan Bushnell, ele conheceu o Odyssey em uma visita a um stand de divulgação do console e achou a proposta bastante atrativa e foi então que ele resolveu contratar Alan Alcorn para criar uma versão melhorada do jogo de ping pong do Odyssey. Nesse momento nasceu PONG a primeira copia da história dos vídeo games e que foi inicialmente criado para árcades(fliperama) que foi um tremendo sucesso e Nolan mais tarde criou a empresa Atari dando entrada ao Home Pong.

O jogo era básico apenas 2 retângulos em 2 extremos da tela que se moviam para os lados e um ponto que batia entre eles, mas o diferencial de PONG era a sua possibilidade de fazer contagem dos pontos de seus jogadores sozinhos, o que foi mais que suficiente para o console vender mais de 150 mil unidades. E claro que isto não impediu que mais clones viessem a surgir na primeira geração.

 

O Tele-Spiel ES 2201

Este console foi lançado apenas na Europa e usava cartuchos para rodar seus jogos, ele tinha apenas o jogo PONG e mais 4 jogos podiam ser comprados em cartuchos além de ter 2 controles. Seu maior problema foi seu preço que era bem caro para a época e não valia pagar tanto por tão pouco e seu hardware era fraco e não permitia a contagem de pontos. O que era mais curioso nesse console é que os controles não eram conectados no console e sim nos cartuchos.

Coleco Telstar

Fundada em 1932 era apenas uma fabricante de calçados, bolsas e couro, que cansados de fazer sempre a mesma coisa decidiu fabricar piscinas, brinquedos e chegando até o ramo de vídeo games. Coleco Telstar foi o console mais barato da época chegando a custar $50 dólares, uma curiosidade bastante interessante e que ele vinha desmontado na caixa e a placa estava la prontinha junto de peças de plástico para serem parafusadas e montadas( espero que essa moda não volte pois imagina montar seu ps4 peça por peça haha) assim evitando gastos com mão de obra e ganhando espaço como console mais barato. o primeiro vinha com três jogos – Tênis, Handebol e Hockey mas que na verdade eram somente variações do jogo pong.

Nintendo Color TV Game

Para quem pensou que a Nintendo começou com Super Mario e Donkey Kong esta muito enganado, a Nintendo era uma empresa que fabricava brinquedos eletrônicos e que após um tempo adquiriu os direitos de distribuição do Odyssey no Japão. Mesmo que o Odyssey fizesse sucesso no Japão a Nintendo logo correu para fabricar seu primeiro console que foi chamado de Color Tv Game e foi lançado em 1977, ele tinha 6 jogos na memória (adivinhem qual? Isso mesmo mais variações de pong) mas com “gráficos” mais atraentes onde cada um tinha uma cor de tela diferente. Isso fez com que o console vendesse mais de 1 milhão de unidades e vários outros consoles vieram depois do mesmo. Com esse console posso dizer que a grandiosa Nintendo que conhecemos hoje nasceu.

 

Gostou? Comenta ai o que achou!
Em breve teremos mais matérias falando sobre as gerações seguintes.

 

 

Siga @Nerdssauros