A Assombração da Casa da Colina – Shirley Jackson

 

Caso você não conheça o nome Shirley Jackson, ela foi uma escritora que escreveu seis romances e conquistou o coração de autores muito influentes atualmente, como Stephen King e Neil Gaiman. Uma de suas obras mais conhecidas, A Assombração da Casa da Colina, foi publicada pela primeira vez em 1959, e é considerada por muitos a melhor história de horror do século XX.

Na narrativa, conhecemos a tímida Eleanor, que passou anos cuidando da mãe doente, e agora, após a morte da mulher, tem dificuldades para dar seguimento a própria vida. O relacionamento com a irmã e o cunhado não é o dos melhores e não a ajuda em absolutamente nada. Ela fica radiante com o convite de Dr. Montague para conhecer a famosa Casa da Colina, que carrega algumas histórias perturbadoras em sua história e é conhecida por manifestações sobrenaturais. Trata-se de um experimento, na verdade.

Além de Eleanor e do Dr. Montague, também visitarão a casa Theodora, uma mulher independente e com uma paixão pelas artes bem aflorada, e Luke, o herdeiro da propriedade. Juntos, eles terão uma experiência única na Casa da Colina, o que não significa, necessariamente, que seja algo bom. O grupo tem a companhia do casal

Aos poucos, os traumas de afloram e deixam o leitor em dúvida quanto a sua sanidade. A casa é, de fato, a personagem principal da trama, e os personagens repetem diversas vezes o termo “a casa da colina”.

A escrita de Jackson conduz o leitor a um mergulho profundo na mente de Eleanor, trazendo incertezas sobre a sanidade da personagem. A autora tinha, em suas mãos, uma maneira bastante peculiar de situar todos os envolvidos na trama, de modo que a atenção permaneça focado em um deles, mas sem esquecer os demais.

Enquanto a maioria age de maneira lógica, Eleanor e Theodore desenvolvem uma estranha relação quando a primeira enxerga na segunda uma saída para sua vida monótona e dependente. É como se ela clamasse para ser salva, mas não sabemos exatamente do quê.

Através da narrativa em terceira pessoa, conhecemos todas as impressões e sensações de Eleanor, seus sentimentos, desejos, frustrações e opiniões. Ela é o fio condutor da história e quem mostra ao leitor do que a casa é capaz.

A Assombração da Casa da Colina ganhou duas adaptações para o cinema, uma em 1963 (A Casa Maldita) e outra em 1999 (A Casa Amaldiçoada). Em 2018, chega a adaptação no formato de série, pela Netflix. A estreia está prevista para 12 de outubro.

Título: A Casa Amaldiçoada

Autora: Shirley Jackson

Editora: Suma de Letras, 2018

Tradução: Débora Landsberg

Siga @Nerdssauros