Conheça os consoles da 2ª geração de Video games!

Na semana passada vocês conheceram a primeira geração dos consoles de vídeo game e um pouco sobre cada, hoje eu trago para vocês a segunda geração que chegou ao mercado da época de forma inovadora em comparação ao que já era vendido anteriormente.

Inovação

A segunda geração se refere aos consoles lançados entre 1976 e 1984, e nesse período se destacaram o Magnavox Odyssey² e o Atari 2600, esta geração veio com consoles equipados e processadores de 4 e 8-bit. Alguns dos destaques que acabaram se diferenciando da geração anterior eram a logica dos jogos que eram baseadas em microprocessadores,  os oponentes tinham inteligencia artificial o que permitia mais obstáculos para quem estava jogando sozinho, uso de cartuchos, os jogadores tinham mais do que 1 tela de jogo e a maioria dos consoles continham até 3 saídas de som.

Queda de vídeo game de 1983

A queda do vídeo game foi uma recessão em larga escala na indústria de videogames que ocorreu de 1983 a 1985, principalmente na América do Norte . O acidente foi atribuído a vários fatores, incluindo a saturação do mercado no número de consoles de jogos e jogos disponíveis, e o menor interesse em jogos de console em favor de computadores pessoais. O acidente foi um evento sério que trouxe um fim abrupto para o que é considerado retrospectivamente a segunda geração de vídeo games de console.

Conheça agora os consoles lançados na Segunda Geração:

Fairchild Channel F

Este console foi lançado em 1976 e deu inicio aos vídeo games da segunda geração. Com tantos clones do pong saindo no mercado o Fairchild chegou com uma proposta nova sendo o primeiro baseado em cartucho programável. Foram lançados apenas 26 jogos para o console e seu sucesso infelizmente durou pouco.

 

 

Atari 2600

Ele foi lançado em 1977, e foi considerado um simbolo cultural dos anos 80 e um dos consoles mais amados até hoje. Quem não amava ou ainda ama jogar Pacman?

O console foi um fenômeno de vendas, ele era um console de cartuchos e trouxe jogos como Pacman, Asteroids, Pitfal e entre outros.

 

Magnavox Odyssey²

Depois do relativo sucesso de suas plataformas Pong, a Magnavox resolveu dar seguimento ao seu Odyssey e lançar a sua segunda geração de consoles. A Magnavox estava voltada para o desenvolvimento do Odyssey² desde o Odyssey 4000 e agora seus esforços se concretizavam no novíssimo Odyssey² .

O Odyssey² foi um dos três principais consoles antes da queda do vídeo game em 1983 que foi foi uma recessão em larga escala na indústria de videogames que ocorreu de 1983 a 1985. O acidente foi atribuído a diversos fatores, incluindo a saturação do mercado no número de consoles de jogos e jogos disponíveis. Seu  diferencial era  seu teclado “embutido”, que permitia uma gama de jogos diferentes dos lançados pela Atari. Muitos de seus jogos foram traduzidos para português como o jogo K.C.’s Krazy Chase! que era uma copia de Pacman, foi lançado no Brasil como “Come-Come” e o jogo Pickaxe Pete que  foi lançado como “Didi na Mina Encantada” no qual o protagonista era didi personagem de Renato Aragão.

Intellivision

Foi o primeiro console criado ela Mattel no ano de 1980, ele teve ao todo 125 jogos lançados em media e seu jogo mais vendido foi o Astromash. Ele vendeu ais de 3 milhões consoles e apresentava gráficos e som superiores a de seus rivais. 2 anos depois lançaram uma versão mais econômica do console com um tamanho um pouco menor que seu antecessor.

 

Arcadia 2001

Foi descontinuado apenas 18 meses depois de seu lançamento, teve no total 35 jogos liberados para jogar. O Arcádia era muito menor do que seus concorrentes contemporâneos e tinha uma entrada para fones de ouvidos. O motivo de te sido descontinuado foi o lançamento do Coleco Vision que acabou selando o destino do console, chegando ao ponto de muitos nem saberem de sua existência.

ColecoVision

Ele foi lançado em agosto de 1982 e oferecia gráficos e estilo de jogo de qualidade similar aos encontrados nos fliperamas daquele tempo, ele também tinha a possibilidade de jogar jogos de outros consoles ( geralmente Atari). Para ele foram lançados em media de 170 jogos.Esse console vendeu mais de 1 milhão dele porem teve baixa com o período da queda do vídeo game.

 

 

Nesse mesmo período entraram também os consoles portáteis, que chegaram para inovar e trazer a comodidade de levar seu vídeo game para onde quisesse.

 

Conheça agora os consoles portáteis da segunda geração:

Microvision

Ele foi o primeiro portátil desta geração e possibilitava usar cartuchos com jogos diferenciados, hoje em dia e raro encontra-lo  pois ele apresentava diversos defeitos como o aquecimento da tela, descargas eletrostáticas e o teclado quebrava muito facilmente.

 

 

 

Game & Watch

Foi uma linha de portáteis criada pela Nintendo entre 1980 e 1991, foi a segunda linha de video game da marca depois do Color TV-Game e sua ideia partiu quando seu criador  Gunpei Yokoi viu uma criança brincando com uma calculadora. O portátil foi um sucesso que se popularizou até a chegada do seu sucessor o Game Boy. Foram produzidos apenas 59 aparelhos para venda e 1 foi posto como sorteio, cada aparelho vinha com 1 ou dois jogos em sua memoria. Um de seus modelos consistia em 2 telas e serviu de inspiração para nosso Nintendo Ds que temos hoje.

 

 

Bom esses foram os consoles que marcaram a segunda geração, alguns já deve ser conhecido por muitos que estão aqui lendo e para outros e uma grande novidade . Espero que tenham gostado e logo mais teremos sobre a historia e consoles da 3ª geração .

 

Gostou? Comenta ai o que achou!

Não se esqueça de compartilhar com os amigos.

Siga @Nerdssauros