Outra Volta do Parafuso

O clássico do escritor norte-americano (e naturalizado britânico) Henry James, Outra Volta do Parafuso foi publicado pela 1ª vez em 1898, e continua botando medo em muita gente. O início da narração mostra um grupo de amigos conversando sobre histórias assustadoras, até que um deles afirma que conhece a mais aterrorizante das histórias de fantasmas e que soube da mesma através da jovem que passou pela experiência inesperada a seguir.
Miss Giddens, uma professora de 20 anos, se muda para uma propriedade que fica nos arredores de Londres. Em nenhum momento ela consegue falar com o patrão pessoalmente, o tutor de duas crianças (uma menina e um menino) que tiveram os pais mortos na Índia. Miss Giddens se torna responsável por todas as decisões pertinentes às crianças e é avisada para não perturbar o patrão em momento algum.
Logo depois de chegar, a professora percebe que a casa é assombrada por duas pessoas que costumavam trabalhar na propriedade. A partir daí, eventos estranhos começam a acontecer. No começo, ela acredita ser a única a testemunhar essas aparições, mas fica sabendo que as crianças também veem o que ela acredita estar ligado aos antigos funcionários da casa.
É importante informar que o garoto, Miles, foi expulso do colégio em que estudava e os motivos para isso ter acontecido permanece em segredo.
Com a malícia começando a aparecer aos poucos e diversas visões atormentando a jovem professora, o leitor se torna testemunha dos eventos cada vez mais assustadores, o que pode
tomar grandes proporções.
A escrita de Henry James nos fornece uma experiência única de terror e descoberta. Ele consegue aterrorizar o leitor revelando os fatos aos poucos. A crescente angústia da protagonista é transmitida ao leitor, que passa a sofrer com a professora diante de cada novo episódio assustador.
Outra Volta do Parafuso foi adaptado algumas vezes para o cinema. A versão mais famosa chama Os Inocentes, foi lançada em 1961 e tem a atriz Débora Kerr no papel de Miss Giddens.
Estamos acostumados a ler grandes autores da atualidade, como Neil Gaiman e Stephen King, mas é bastante satisfatório quando abrimos a cabeça para escritores ainda mais velhos e que
podem ter influenciado ídolos da atualidade.

Título: Outra Volta do Parafuso (The Turn of the Screw)

Autor: Henry James

Editora: Abril Coleções

Tradução: Brenno Silveira

Siga @Nerdssauros