A Terceira Geração De Consoles – Tudo sobre!

Olá pessoal, hoje continuo nossa matéria sobre a historia dos consoles e irei falar sobre a 3ª geração que marcou a vida de muitas pessoas com seus gráfico 8 bits.

Vamos lá!

Na historia dos vídeo games a 3ª geração teve inicio em 1983, neste período os consoles domésticos estavam se tornando maior que a geração anterior inclusive foi esta  que também surgiu com um dos aparelhos mais vendidos do mundo, o Game Boy o vídeo game de mão que dominou todo o mercado de portáteis com sua tela monocromática e seus jogos ajudando a Nintendo a alavancar vendas e gerar novos consoles mais poderosos.

Um dos pontos que tornaram essa Geração poderosa foram: seu novo formado de controle D-pad( controles similares ao master system e o nes), 25–32 cores na tela,Até cinco canais de áudio mono  e seus gráficos que agora continham 8 bits. Quanto as inovações tivemos jogos com enredo e historia, rolagem em múltiplas direções, jogos agora tinham efeitos sonoros e musicais e a possibilidade de se salvar o progresso( como Mario e Zelda)

Neste período a Nintendo dominava o mercado americano, graças em parte a seus acordos de licenciamento restritivos com os desenvolvedores, o que chegou até a ser conhecido como a “mania Nintendo”. Claro que existiram outros consoles como o Master System, game boy, Dynavision e entre outros que você irá conhecer abaixo:

Conheça agora os consoles domésticos da 3ª geração.

NES (Famicom)

Conhecido como Nes, Nintendinho, Famicom entre outros nomes ele foi lançado em 1983. Este console vendeu muito no Japão. Seu controle era completamente diferente do padrão já que não tinha alavancas e sim  um direcional em cruz numa barra retangular , com dois botões de ação, mais um select e um de pausa. Seus jogos eram Super Mario, Tetris, final fantasy, bomberman e etc.

Muitos deles que acompanhamos e amamos até hoje.

Atari 7800

Foi lançado pela Atari em junho de 1986 para substituir o Atari 5200. Infelizmente teve um baixo acervo de jogos tendo em vista que a Capcom, Taito, Namco e a Activision fecharam contrato de exclusividade com a Nintendo.

Master System

Foi produzido  para disputar com a tão popular Nintendo, ele tinha jogos em 8-bits e foi produzido pela sega em 1987. O Master System teve sucesso contínuo no Brasil, onde novas variações continuaram a ser lançadas, muito tempo depois que o console foi descontinuado em outro lugar. Embora a Tectoy também tenha recebido pedidos para refazer o Master System original e em 2015, foi relatado que o Master System vende cerca de 150.000 unidades por ano no Brasil, um nível que se mantém contra sistemas modernos, como o PlayStation 4

 

Dynavision

O primeiro deste console foi lançado em agosto de 1983 e era uma copia do Atari, mas tinha como diferencial a aparência do console e seu controle que foi considerado superior ao do Atari chamado Dynastick. Os jogos eram os mesmos que os da Atari e alguns do Nes que veio a ser lançado logo depois, entre eles temos jogos como Contra, Super Mario Bros, Castlevania, Soccer entre outros… O que acontece e que por conta de uma “lei de reserva do mercado” foi permitido também existirem clones do  Nes.

Os portáteis também tiveram seu espaço principalmente por conta do Game Boy que chegava ao mercado e o Game Gear conheça abaixo.

Game Boy

Foi lançado em abril de 1989 e produzido pela Nintendo, este console é o segundo da empresa Nintendo e o primeiro da serie Game Boy. Seus jogos eram variados e diferente do seu anterior o Game & Watch não armazenava jogos na memoria, você apenas precisava rocar os cartuchos para se divertir em jogos incríveis e que jogamos até hoje como Mario Land, Kirby Dream Land 2, Donkey Kong Land 3,Castlevania II: Belmont’s Revenge, Zelda: Link’s Awakening, Pokémon Red & Blue entre outros.

Seus principais concorrentes eram o Game Gear, o lynx da Atari e o TurboExpress, porem ele  teve uma aceitação muito maior do publico e relação aos concorrentes.

Game Gear

Produzido pela Sega, ele veio para combater o Game Boy produzido pela Nintendo. Seu sistema era bastante interessante pois mesmo seus jogos sendo similares aos do Master System ele tinha adaptador de radio e tv,  não era dependente de pilhas podendo ser ligado no isqueiro do carro, tomada e até mesmo com energia solar alem de ter a possibilidade de conectar o portátil ao Master Systen através de um cabo. Foram lançados mais de 300 jogos para o Game Gear porem infelizmente não conseguiu combater seu concorrente da Nintendo.

Próxima semana falarei sobre a quarta geração e seus consoles então até lá!

 

Gostou? Comenta ai o que achou!

Já jogou em algum destes consoles?

 

 

Siga @Nerdssauros