Hoje é Dia das Crianças! S2

Não poderíamos deixar de indicar obras que podem dar um auxílio na hora de introduzir os pequenos no mundo do terror. Mas é necessário lembrar que o indicado é mostrar, aos poucos, como o gênero pode ser divertido e, até mesmo, funcionar como suporte emocional nos momentos que precisamos. Let’s go!

  •  João & Maria – Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti (2015)

A conhecida história escrita pelos irmãos Grimm ganha um novo ar com a união do escritor Neil Gaiman (Coraline e Deuses Americanos) e do ilustrador Lorenzo Mattotti. Esta versão não apresenta muitas diferenças daquela que já conhecemos, mas carrega um clima de tensão muito pesado, vindo da guerra. As ilustrações sombrias, todas em preto, auxiliam no processo de deixar tudo ainda mais perturbador. Elas foram criadas, originalmente, para comemorar a produção Hansel & Gretel, do Metropolitan Opera, em Nova Iorque, em uma exposição que aconteceria paralelamente à ópera.

É uma opção perfeita para inserir os pequenos ao universo de Gaiman, e a edição, publicada pela editora Intrínseca, carrega muito cuidado e capricho. A tradução é de Augusto Calil.

  • Diário de Horrores (2017)

Esta série chegou recentemente à Netflix e tem episódios muito legais. Vi algumas críticas negativas nas redes sociais, o que (eu acredito), certamente, aconteceu porque, assim como eu, as pessoas começaram a ver sem saber que as histórias são destinadas ao público infantojuvenil.

É uma espécie de The Haunting Hour, ou um Goosebumps mais moderno, mostrando também a tecnologia sempre presente na vida dos jovens. Talvez um Black Mirror para crianças e adolescentes. Com episódios independentes, testemunhamos adolescentes chateados por não terem pais “convencionais”, por não serem populares no colégio ou enfrentando zumbis no acampamento de verão. Mas, claro, eles descobrem que a vida poderia ser muito pior.

É uma série divertida, com terror na medida certa para os mais novos. Recomendo.

  • A Casa Monstro (2006)

Confesso que foi bem dif[icil escolher uma animação para este dia. ParaNorman, Coraline, O Estranho Mundo de Jack e Hotel Transilvânia são exemplo de animações perfeitas para esta ocasião. Mas A Casa Monstro tem um lugar especial no meu coração. Mostra três crianças que descobrem o que mais temiam, a casa que todo mundo do bairro comentava era mesmo mal-assombrada. Tudo o que passa por lá desaparece misteriosamente. Na véspera do Halloween, DJ Walters e Chowder ficam enrascados quando a bola de basquete com a qual brincavam cai no terreno e a amiga deles, Jenny, por pouco não é devorada pela propriedade. Agora eles precisam descobrir como destruir o lugar para que nenhuma criança corra riscos.

A mistura de ingenuidade e coragem do trio principal é cativante, e a narrativa encontra equilíbrio entre drama, humor e o clima sombrio do lugar. A estreia do cineasta Gil Kenan não poderia ter sido melhor.

 

Estas são as dicas principais, mas você também pode contar com:

  • A Família Addams
  • Abracadabra
  • Convenção das Bruxas
  • A Batalha do Acampamonstro (livro de Jim Anotsu)
  • Frankenweenie

Siga @Nerdssauros