[REC] (Jaume Balagueró e Paco Plaza, 2007)

Seguindo nosso especial de #31diasdeterror, recomendo hoje o filme [REC], de 2007. O longa-metragem foi produzido na Espanha, mais precisamente em Barcelona, sendo um pouco diferente do que estamos acostumados a ver nos cinemas brasileiros.

Nós começamos a história com a gravação de Ángela Vidal, uma jovem jornalista inexperiente, para uma série de reportagens chamada “Enquanto Você Dorme”, mostrando a vida de profissionais que trabalham de noite. Ela e seu cameraman, Pablo, estão filmando a rotina de um corpo de bombeiros de Barcelona quando surge a emergência de uma pessoa presa dentro de um apartamento.

Chegando ao local, os bombeiros encontram os moradores do prédio concentrados no térreo, preocupados com os gritos da vizinha, junto com dois policiais que também haviam sido chamados. Tudo parece mais um dia normal, até que a vizinha que estava presa ataca um dos policiais, agindo como um animal selvagem sedento por carne. Quem já assistiu filmes de zumbi sabe bem onde isso vai parar.

[REC] segue o estilo Found Footage, muito usado em filmes de terror, como a Bruxa de Blair e Cloverfield, onde todas as cenas mostradas são gravações das personagens envolvidas, no caso pela câmera de Pablo. Se você achava que o cameraman do Bear Grylls sofria para fazer as manobras de sobrevivência junto com o apresentador, é porque nunca o viu tendo que fugir de zumbis.

Além de ter que lidar com uma ameaça que ninguém entende direito, os personagens são postos em quarentena pelas autoridades espanholas, deixando todos desesperados. O conflito que surge entre as diferentes pessoas presas nesse ambiente claustrofóbico não apenas mostra seus medos, como também revela um pouco mais sobre os preconceitos de cada um.

Um ponto muito forte de [REC] é o ritmo em que as coisas acontecem. Há momentos de calmaria mostrados pelas tentativas de Ángela e Pablo em fazer uma reportagem em meio ao caos, mas é apenas o tempo necessário para que você respire um pouco antes que seja jogado novamente no caos e no desespero. O fato de estarmos sempre atrás das lentes da câmera nos protege, mas também nos coloca no centro de todos os acontecimentos, vendo até que aquilo que não gostaríamos de ver…

Os diretores de [REC], Jaume Balagueró e Paco Plaza, são conhecidos no circuito de filmes fantásticos espanhóis por fazer produções tão assustadoras quanto bizarras e se utilizam da violência explícita (o famoso gore) para chocar seu público. No filme existem algumas cenas nada agradáveis, como é de se esperar, mas o espaço claustrofóbico do prédio e a falta de informação sobre o que está acontecendo é o que realmente cria a mistura ideal entre desconforto e curiosidade que impede você de tirar os olhos da tela.

[REC] se destaca entre os filmes do seu gênero e é capaz de concorrer com grandes clássicos do terror, por isso não poderia faltar em nossa lista.

Siga @Nerdssauros