Halloween

Hoje no dia do saci, escolhemos uma obra bem brasileira e conectada com a nossa cultura… Opa! Não, espera um pouco…

É brincadeira! Hoje é sim o dia do saci! Mas o dia 31 de outubro é também mundialmente conhecido como o dia das bruxas, nosso amado Halloween! Vai me dizer que você não adora aquelas lanternas de abóbora, ou então ir em festas do tema para usar aquela fantasia e sempre tentar ganhar o prêmio? Ok! Nada disso? Então, com certeza você adora um dos milhares filmes de terror que já utilizaram a noite do Halloween como o centro do desenvolvimento de suas tramas!

E é nesse espírito, obviamente, que iremos encerrar o nosso especial #31diasdeterror. Durante todo o mês você pode acompanhar o trabalho dos nossos queridos Nerdssauros em torno da temática terror e suspense. Grandes filmes do gênero foram lembrados e descritos pela equipe que se dedicou diariamente nesse especial! Então, vamos lá!

Michael Myers é a estrela da vez! O personagem nasce em 1977 para o filme Halloween que é apresentado ao público em 1978 em sua estréia. Escrito e dirigido por John Carpenter, Halloween dá início a uma série de outros 10 filmes em torno desse personagem.

Os filmes da série, em um geral, abordam acontecimentos aterrorizantes que são fruto de uma mente louca, que reage negativamente aos comportamentos e vida de “promiscuidade” dos jovens (temática muito explorada em filmes de terror do final dos 70, anos 80 e 90, com vitimas que sempre estavam em algum lugares “proibidos”, fazendo algo que não era “permitido”).

Temos um vilão que nasce em sua própria infância: em uma noite de halloween, um menino de seis anos, vestido de palhaço, vê sua irmã mais velha com o namorado na sala, assim que o rapaz vai embora, ele pega uma faca de cozinha e mata a própria irmã. Michael é internado, e 15 anos depois, foge do hospital psiquiátrico e volta para sua cidade. É então que inicia sua obsessão por Laurie Strode (Jamie Lee Curtis). É essa obsessão de Michael que inspira quase todas as tramas em seus filmes.

A cronologia dos filmes, fica um pouco bagunçada nesses 40 anos devido aos remakes e continuidades, mas vou tentar explicar deixando a lista dos filmes aqui respeitando a cronologia da história acompanhada dos anos de lançamento:

 

  • Halloween (1978) – (original)
  • Halloween II (1981) – (continuação imediata de 1978)
  • Halloween 4: The Return of Michael Myers (1988) – (10 anos depois na história)
  • Halloween 5: The Revenge of Michael Myers (1989) – (continuação imediata de 1989)
  • Halloween: The Curse of Michael Myers (1995) – (6  anos depois na historia)
  • Halloween H20: 20 Years Later (1998) – (ignora os acontecimentos dos filmes após o primeiro)
  • Halloween: Resurrection (2002) – (3 anos depois de H20)
  • Halloween (2007) – (segue a ideia básica do primeiro e ignora todos os anteriores)
  • Halloween II (2009) – (continuação imediata de 2007)
  • Halloween (2018) – (40 anos após o filme de 1978, ignorando todas a sequencias)
  • HALLOWEEN III (1982) – (Não faz parte da saga de Michael Myers)

 

Halloween pode parecer só mais um filme de terror com um serial killer, mas é um dos ícones do terror mundial que nos apavorou e acompanhou nos últimos 40 anos. Envolvente e empolgante, você não pode deixar de assistir, pode ser o original, aquele que você nem sabia que existia, ou então o lançamento que ainda está em cartaz! Aproveite o clima, faça festa, divirta-se e tenha um excelente Halloween!!!

Siga @Nerdssauros