Resident Evil 4 HD Project

Você já deve ter ouvido e muito provavelmente jogado Resident Evil 4, né? O jogo foi inicialmente lançado em 2005 para GameCube, recebendo no mesmo ano uma versão para Ps2 com gráficos muito bonitos para aquela geração. Alguns anos depois uma versão “remastered” para PC, Ps3 e XBox 360.

Comparação entre a versão original e o HD Project

Apesar de ser uma versão remasterizada, o jogo não ficou tão bonito como muita gente esperava, afinal, a CAPCOM apenas “maquiou” as texturas do game, colocando qualquer outra coisa por cima para parecer mais nítido, mas não adiantou muito. Olha essa comparação da mão da Adda segurando sua arma, só para vocês terem uma noção da diferença.

Então dois fãs do game resolveram fazer um verdadeiro remake por conta própria do jogo. Cris é um amante do game que vive nos EUA e que começou esse projeto em 2014, após um tempo o projeto já começava a ganhar certa visibilidade e então Albert, que vive na Espanha, se ofereceu para ajudar. Sem nenhum motivo a não ser o amor pelo game!

A partir daí tudo começou a avançar, de forma lenta mas MUITO caprichada, fazendo um verdadeiro remake do game, pegando cada textura e refazendo, eles foram lançando aos poucos os patches do seu mod, com isso, logo a comunidade começou a acompanhar o trajeto destes dois “doidos” e a CAPCOM tomou conhecimento do projeto também, chegando até a fixar o post de Cris no fórum do game na Steam, o que pode ser considerado como um apoio e liberação por parte da desenvolvedora, afinal, isso ajuda inclusive a aumentar as vendas do game. (vale ressaltar, para usar o MOD vocês precisam ter a versão HD na Steam, versões pirateadas costumam crashar com alguns erros).

Atualmente o projeto está praticamente finalizado, eles estimam que já fizeram entre 80% a 90% do game. Dentre as todas as coisas eles já refizeram TODO O MAPA, em todos os capítulos e todas as armas, entre outras coisas, agora eles estão trabalhando na parte de refazer as texturas dos personagens do game. No inicio de Fevereiro (2019) eles lançaram mais um capítulo (1-2) totalmente remasterizado.

Mas não pense que eles refizeram apenas os mapas, os caras refizeram literalmente TUDO, incluindo detalhes que estavam pelo mapa, desde fotos, documentos, placas, painéis e tudo mais, confira agora uma galeria com algumas imagens comparativas:

(Abra as imagens em nova guia para ver melhor)

Você também pode acompanhar TUDO do projeto no site dos caras, é só clicar http://www.re4hd.com/

E aí, deu vontade de fazer aquela play de pura nostalgia, né não?

Se tiverem dúvidas para instalar o mod é só entrar aqui e seguir o passo a passo (em inglês) http://www.re4hd.com/?p=6135

Não esqueça de contar aqui pra gente o que achou do projeto. 😉

Siga @Nerdssauros