Athena / Psycho Soldiers – história e origem da personagem Athena Asamya!

Hoje vamos falar da origem de uma personagem marcante para os amantes de Arcade/Fliperama. Conhecida por sua força, beleza, vestimentas e por sempre estar de olho na maldade que ronda por volta do mundo.

Vamos conhecer um pouco mais sobre Athena Asamya!

Desenvolvedora: SNK

Lançamento: 19851986

Plataformas: Arcade e NES

Baseada na deusa da antiga Grécia, Athena é uma jovem princesa do Reino Celestial da Vitória. Ela estava entediada da vida monótona no palácio e desejava aventuras emocionantes.

Um dia, ela abriu a “Porta Que Não Deveria Ser Aberta” no porão do castelo da Vitória, onde a lenda dizia que levaria para um lugar selvagem e mortal.

Quando ela ousou atravessar a porta, isso a fez cair dos céus para o reino chamado “Mundo da Fantasia”, onde é dominado pelo malvado imperador Dante.

Durante a queda, Athena perde seu vestido e começa a aventura apenas de Biquíni.

Athena só tem seus chutes para afastar os monstros que se aproximam, mas ela pode coletar as várias armas dos inimigos mortos. No game você também tem a chance de encontrar escudos, chapéus e armaduras escondidas para cobrir seu corpo.

O uso de certas armas, como um martelo, permite que Athena quebre blocos de pedra, às vezes revelando não apenas a armadura, mas também itens mágicos como as “Sandálias de Mercúrio”, que quando usadas, permitem que ela faça grandes saltos.

O jogo é de plataforma e apresenta certos elementos de RPG para complementar a ação, além disso contém fases aquáticas onde a personagem ganha calda de sereia e também fases nos céus onde a mesma ganha asas.



O game fez bastante sucesso e garantiu uma sequência chamada Psycho Soldiers no ano seguinte, que traz uma Athena dos tempos atuais.

Desenvolvedora: SNK

Lançamento: 19861987

Plataformas: Arcade e PC

Psycho Soldiers é um jogo de ação e aventura de Arcade, onde nossa heroína Athena Asamiya (possível reencarnação da deusa grega Athena do game anterior), junto de seu amigo Sie Kensou, lutam contra vários monstros e seres malignos que ameaçam a paz da terra.

Nos tempos modernos, Athena é uma colegial que possui habilidades psíquicas especiais, estas que lhe permitem desbloquear uma série de poderes ocultos dentro de si mesma. Já nas horas vagas, Athena segue com sua carreira de um futuro ídolo pop.

Vários seres malignos aparecem em sua cidade natal no Japão, Athena e Sie Kensou juntam seus poderes e usam seus talentos para proteger seus amigos e lares dessa nova ameaça.

No game rochas e outros objetos são destrutíveis, e as vezes contem power-ups. Os jogadores utilizam uma força especial conhecida como “Psycho Energy” para realizar uma série de ataques, incluindo a criação de um escudo de esferas giratórias em torno do corpo do personagem para protegê-los.


Não existem muitas diferenças entre Athena e Sie Kensou, os dois compartilham das mesmas habilidades, e qualquer um que o jogador escolher vai poder jogar tranquilo. Porém, quando encher sua barra de energia e coletar um item especial parecido com um ovo verde, seu personagem se transforma em uma Criatura Mística, no caso de Athena uma fênix e para Kensou um dragão verde.

A trilha sonora do game fez muito sucesso na época, onde temos temas cantados e digitalizados, uma inovação para a época! Com vocais fornecidos pelo ídolo pop japonês Kaori Shimizu, as versões japonesa e inglesa do jogo têm vocais diferentes para a música principal.

Psycho Soldiers fez muito sucesso e é lembrado até hoje. Em 1994, a produtora de games SNK reuniu vários personagens famosos de seus jogos como Art of Fighting e Fatal Fury em um só jogo de luta, este chamado The King of Fighter ( KOF), que vinha com um sistema de times de 3×3, conquistando assim um grande sucesso.

Athena veio com Kensou e seu mestre Chin, formando o time Psycho Soldiers, nome de origem de seu segundo jogo.

Desde então, Athena apareceu em todos os KOFs em diversos times diferentes, e o mais legal é que sempre está com uma vestimenta diferente. Em KOF 12, Athena e Kensou vêm com suas vestimentas de Psycho Soldiers, fazendo assim uma homenagem para o game.

Além disso, ela também aparece em uma infinidade de crossovers, jogos de celular, e inclusive ganhou um programa como Vtuber. Nos combates, é uma personagem amada por muitos e odiada por outros, considerada “apelã”, com seus golpes famosos como “Psycho Ball” ou Fenix Arrow.

Sua última aparição foi no game de PS4, Switch e PC chamado SNK Heroines. O game traz lutas somente com as meninas da SNK, e Athena vem com sua vestimenta clássica usando apenas o Biquíni.

Em 2019, A SNK está trazendo a coletânea “SNK 40th Anniversary Collection” para PS4 e Nintendo Switch, com 24 jogos clássicos da empresa. Dentro dessa coletânea temos Athena e Psycho Soldiers atualizados para os tempos modernos, com suas versões de Console e Arcade disponíveis.

E aí, conhece a personagem? Jogou algum game dela?

Conte para a gente o que achou da história dessa incrível personagem chamada Athena.

Diego Henrique

Prazer, sou o Diego Henrique ! Trabalho como analista Financeiro, porem fora do trabalho vivo e respiro mundo Nerd, Gamer, Geek e Otaku. Fã de animes, heróis, ninjas e poderes especiais. Adoro jogar games de luta e JRPGs.

Siga @Nerdssauros