O Desfecho Frustrante de Game of Thrones

Game of Thrones acabou e com ela ficou aquela sensação de saudade. Tá que ela foi decaindo com tempo, nos indignou muitas vezes (muitas mexxmo) mas meio que era inevitável chegar no domingo e aguardar tão ansiosamente aquela bela abertura.

Ela começou com aquele gostinho de série promissora com muitos personagens e histórias surreais de poder traição, intrigas e foi se desenvolvendo pra algo bem mais linear matando personagens que não precisava ( R.I.P. Shireen) e exterminando reinos completos ( R.I.P Jardim de cima e Dorne). Acompanhamos crescimentos de personagens e declínios de outros. Mas acho que o que mais aproveitei nisso tudo foi a união das pessoas por criar e compartilhar teorias, participar de brigas porque seu personagem foi injustiçado e tudo mais.

Tem um tempo que a série foi dando uma decaída e deixando alguns furos que muitas vezes tentamos relevar, mas outros que realmente não eram possíveis porque fere a coerência central do enredo que está sendo ali criado.

Com isso, entre altos e baixos durante todas essas temporadas chegamos ao final da série. Final esse que gerou uma certa indignação nos fãs que esperavam um desfecho mais dramático e com mais ação, ou outros que esperavam ao menos o mínimo de explicações para que certos atos tivessem o sentido ao que eles expuseram ali.

Vamos aos fatos:  Jonerys já estava fadado ao fracasso desde seu início. A falta de química entre os dois e o relacionamento abusivo ali presente que beirava ao absurdo, seja pela obsessão da Dany pela aceitação de Jon ou por este está ali sempre parecendo que tá perdido deixando simplesmente tudo acontecer.

Porto real é tomada pelo fogo, Tyrion fala que a única forma é matar a rainha e Jon aceita ali de boa. Porque simplesmente não achar estratégias para matar o dragão e diminuir seu poder ao invés de levar a morte dela como sua única estratégia?

Ainda falando de Jon e Dany, como não ter nenhuma guarda ali quando Jon foi falar com ela? Dany sabia que a atitude dela em tacar fogo em geral não agradaria Jon, e mesmo assim foi se encontrar com ele sem nenhum imaculado ali do lado?

Vamos para a reunião de condomínio digo conselho dos 6 reinos e o Norte.  Novamente Tyrion ataca novamente com seu discurso motivacional de coach, e mesmo sendo um traidor, consegue eleger Bran (agora o corvo de 3 olhos) como rei e ainda ganha de punição a tristeza de ser mão do rei (WHAT?). Falando em punição, temos Jon finalmente voltando para a muralha – lugar onde nunca queria ter saído- como pena de ser um regicida. Gente a muralha perde o real sentido quando a ameaça do Rei da Noite já não existe, e os selvagens agora são amigos, então te pergunto, qual a real razão da patrulha existir agora e porque cargas d’água isso seria uma punição para Jon?

OK, Bran corvo de 3 olhos se torna rei com a justificativa de se trazer paz aos 6 reinos e ao Norte, Mas fica aquele questionamento: o fato de ele saber sobe tudo que ocorre no passado, presente e futuro não deixa uma forte propensão pra que o mesmo se torne um tirano? afinal nada se sabe sobre o corvo que pode vir a ficar cego pelo poder e, assim como Dany estava fazendo, tentar justificar chacinas como forma de bem maior?

O último episódio tem tanta incoerência (relatei apenas alguns) que deixa a gente meio triste a medida que vai assistindo, mas acredito que se a série não fosse tão corrida e que se os diretores investissem mais na história do que em computação gráfica, eles conseguiram ter feito algo melhor e não tão decepcionante para a maioria dos fãs.  Sempre imagino que se eles tivessem dado algumas explicações a mais, não estaríamos com essa sensação de que aquilo não foi um desfecho digno de uma série que no início parecia tão promissora e acabou com um sentimento de filme da Sessão da Tarde.

Não que o fim estragou a emoção de assistir a série por esses 8 anos, pelo contrário, GOT apesar das controvérsias ali existentes, sempre era uma euforia tentar descobrir se as teorias vistas nas redes sociais eram verdades ou se não era nada mais do que histórias inventadas para satisfazer nosso ego de detetive. Pra mim Game of Thrones foi mais uma série injustiçada pela falta de preparo dos diretores em lidar com algo tão grande.

Valar Morghulis

Avatar

Livros, cervejas e nerdices. Me segue no insta? @mandyavanna :)

Siga @Nerdssauros