Conheça o incrível universo do RPG de mesa!

Fala pessoal, tudo bem?

Esta semana pensei em fazer algo sobre um universo gamer que poucos conhecem, o RPG de mesa.

Muitos vão ligar eles a Zelda, Final Fantasy ou algum tipo de MMORPG que são possíveis de se jogar em seu computador, smartphone, tablet ou até mesmo do seu video game seja ele qual for. Mas nao, não e sobre esse estilo de RPG.

RPG de mesa não precisa de um console com gráficos excelentes e para jogar e se aventurar você só precisa de lápis, papel, borracha, alguns dados e muita imaginação.

Acho que deixei vocês confusos não é?

Bom, lembra quando vocês eram crianças e brincavam de forma onde vocês era um super herói junto de seus amigos? E viviam altas aventuras e resolvendo mistérios usando apenas a imaginação. Está aí a essência do RPG porém diferente de quando você era criança que muitas vezes rolava até briga para garantir que um poder ou um ataque deu certo, no RPG de mesa o que vai garantir seu acerto de um poder ou magia será o valor atingido no dado.

Alguns aqui devem ter visto algo sobre em séries como Stranger Things do Netflix ou The big Bang theory onde os protagonistas jogavam RPG, no caso do Stranger Things eles até identificaram uma das criaturas da série como um monstro do jogo Dungeons and Dragons que eles jogam logo no início da série.

Como funciona o RPG?

Bom você vai precisar escolher um sistema que te agrade ou algum tipo de jogo que seja seu estilo como ação, aventura, investigação, fantasia, terror entre outros. Após escolher o estilo de jogo você terá um acervo de diversos livros e sistemas de RPG que poderiam dar vida ao universo que você deseja se divertir e explorar como os livros abaixo.

Certo você escolheu o sistema, eu particularmente prefiro jogos de fantasia ou terror então vou usar como exemplo Tormenta que e um RPG nacional (coisa que valorizo muito) e tem um universo de ficção onde neste mundo magos, guerreiros e diversos tipos de aventureiros exploram masmorras e cavernas para enfrentar monstros em busca de poder, fama ou riquezas.

Você escolheu o sistema e universo de jogo, agora você irá chamar os amigos lembrando que para que o jogo ocorra um dos amigos deverá ser o Narrador que tem o papel de descrever as aventuras, cenários, objetivos ou desafios e os outros deverão criar seus personagens que irão fazer parte desta aventura.

Você irá criar seu personagem através de uma ficha onde colocará nome, idade, profissão ( mago, guerreiro, arqueiro e etc), raça ( o jogo possui diversas raças como elfos, humanos, anões, fadas e etc) e claro escolher atributos e habilidades que irão ajudar ele durante a aventura.

Bom fiz meu personagem, tenho o narrador e agora?

Agora e começar a jogar claro, o narrador irá começar a contar sobre o cenário da aventura e seu personagem irá interagir com tudo ao redor em forma de interpretação como negociar com vendedores, desafiar um guarda, pedir uma bebida no bar então use a criatividade para se aventurar neste novo mundo.

O narrador irá colocar obstáculos como “você está entrando na taverna e quando passa pela porta todos que ali estavam param para encarar você enquanto seguram suas armas. Eles te vêem como ameaça mas até o momento apenas encaram você”.

Seu personagem deve saber lidar com esta situação como ir até o balcão e pedir uma bebida, tentar socializar e “quebrar o gelo” ou até mesmo fazer o folgadão e procurar briga com algum mal intencionado. Digamos que escolheu arrumar briga e o narrador fala que um homem musculoso puxa seu Machado e parte para atacar você, neste momento o narrador e o jogador devem jogar os dados e ver quem conseguirá desferir o primeiro golpe ou se ele realmente irá conseguir atingir o golpe.

Muitos RPGs podem necessitar somente dos dados comuns como os de 6 lados como também dados de múltiplos lados como: 4 lados, 6 lados, 8 lados,10 lados, 12 lados e 20 lados.

Como os dados mostrados abaixo.

Você pode explorar diversas aventuras e universo e eh somente usar sua imaginação para isto. Irei fazer uma matéria falando sobre os livros de RPG e dinâmicas para que vocês possam escolher qual deles melhor lhes agrada.

Então, caso queria saber mais acompanhe nossa página pois em breve chegarão mais novidades sobre livros e sistemas com dicas e até mesmo guias de como jogar ou montar sua ficha.

E aí gostou? Comenta aí o que achou e compartilha com os amigos!

Siga @Nerdssauros