Quebra de Confiança – Conheça Myron Bolitar

Myron Bolitar é sem sombra de dúvidas o cara que você gostaria de ter como amigo. Ou não. Hoje irei falar de Quebra de Confiança, o primeiro livro da série Myron Bolitar, de Harlan Coben. Para quem não sabe, Harlan é um dos autores de detetive/investigação mais vendidos nos EUA e no mundo. Seu sucesso é tanto que suas obras já foram adaptadas para o cinema e a Netflix produziu a série Safe, baseada em histórias que o escritor já publicou, porém acabou criando algo exclusivo. E o serviço de streaming já anunciou que irá adaptar 14 livros dele.

Mas vamos falar de Quebra de Confiança. Livro publicado em 1995 (mas que chegou no Brasil apenas em 2011), conta a história de Myron, um ex-atleta juvenil de basquete. Apesar de ser uma grande promessa no esporte, uma lesão acabou com o seu sonho. Mesmo assim seguiu com a vida, trabalhou para o FBI e conseguiu abrir uma empresa onde representa atletas. Um empresário esportivo, nada mal.

Tudo vai bem, até que seu principal esportista, o jovem jogador de futebol americano, Christian Steele, recebe uma revista pornô com a foto de sua ex-noiva, Kathy Culver. E ainda recebe um telefonema que ao que tudo indica é dela. Mas ela está desaparecida há mais de um ano. Christian pede ajuda para que Myron averigue o que raios está acontecendo, afinal ele é seu agente e tem seu passado com o FBI.

E outra pessoa volta do passado: a irmã de Kathy, Jessica Culver. Ela não está desaparecida nem nada, apenas tinha saído da cidade. E da vida de Myron ao terminar com ele. Jessica pede para que o ex-namorado investigue o caso, pois acha que o caso de sumiço da irmã pode estar relacionado com a morte de seu pai, ocorrida há poucos dias em um suposto assalto.

Myron então irá investigar o caso enquanto terá que lidar com empresários que só pensam em dinheiro, criminosos, gangsteres, seus próprios dilemas emocionais, para encontrar a verdade sobre o caso de Kathy Culver. Mas ele não estará sozinho. Terá a ajuda de sua fiel, dedicada e inteligente secretaria Esperanza Diaz, e de seu melhor amigo, o ricaço, carismático, bonitão e possível psicopata Win Horne Lockwood III.

Bem, o livro segue uma estrutura de história que Harlan Coben adora usar: um protagonista que independente dos defeitos que tenha, é uma boa pessoa, e mesmo não sendo um detetive particular ou policial, vai investigar algum caso que é causado por alguma coisa mal resolvida no passado. E mesmo assim cada livro consegue ser diferente um do outro e uma delícia de se ler. A escrita de Harlan é dinâmica, os leitores mais vorazes provavelmente conseguem ler o livro dele em apenas um dia.

Quebra de Confiança tem vários momentos de humor causados pelos diálogos de seus personagens e pelas observações do narrador em terceira pessoa. Mas ainda consegue nos deixar tensos em vários momentos e a cada página virada queremos entender o caso, saber qual é a verdade. Quais são os fatos. Isso do início ao fim. Por isso, se estiver querendo uma boa história de investigação, leia Quebra de Confiança para conhecer a série Myron Bolitar, cujos último livro foi lançado em 2016 nos EUA.

Aliás, Quebra de Confiança foi lançado no Brasil pela editora Arqueiro, algo pelo qual sou muito grato, mas é fato que fizeram uma lambança com a ordem dos livros, pois lançaram o décimo e o décimo primeiro e os outros (segundo, terceiro, quarto…) só anos depois posteriormente. Por isso é melhor pesquisar a ordem dos livros antes de lê-los. Mesmo cada livro sendo uma história independente, há uma cronologia seguida.

Colunista: Walter Niyama é estudante de jornalismo e publicou dois livros: “O Mistério dos Suicidas” e “Guardiões de Sonhos – As Portas dos Pesadelos”.

Siga @Nerdssauros