Anime Friends 2019 – Entrevistas com cosplayers

Matéria por Alex Vitor

A 16° edição do evento Anime Friends aconteceu nos dias 12 a 14 de julho, e o Nerdssauros esteve presente e fez algumas entrevistas com cosplayers, confira abaixo:

Nerdssauros:  Me fala um pouco do seu personagem, eu vi que é do One Punch Man certo?

Brandon Martins: Isso, hoje eu estou de Saitama do One Punch Man, é um personagem que me cativou por ser simples e pelo fato dele não ter cabelo, que me ajuda bastante ao fazer o personagem. [risos]

Ns:  Você acha que o cosplay aqui no Brasil tem crescido bastante? O que você acha disso?

Brandon: Tem, nos últimos anos tem crescido muito, eu frequento o evento desde 2009 e comecei a fazer cosplay em 2012, nesse tempo eu vi que tem crescido muito, é um seguimento que está fazendo muito sucesso aqui no país.

Ns: Você já sofreu algum preconceito por estar vestido de cosplay?

Brandon: Preconceito em si diretamente a minha pessoa não, mas algo mais generalizado, como “pessoas que nunca cresceram” “isso é coisa de criança”, por ai vai.

Ns: Em uma situação dessa que a pessoa te julgou de cosplay, o que você acha que o seu personagem faria nessa situação?

 Brandon: Acho que o Saitama simplesmente ignoraria porque ele não esta nem ai pra nada, melhor personagem pra se fazer [risos]

Ns: Você pretende fazer outros cosplays?

Brandon: Sim Sim, ja tenho alguns planos, estou  planejando umas coisas para a Comic Con no fim do ano e vai vim umas surpresas por ai.

Nerdssauros: O cosplay tem crescido hoje em dia. O que estão achando da influencia do cosplay nos eventos?

Marcelo (Goblin Slayer): No meu caso eu acabei de chegar e é a minha primeira vez fazendo cosplay, eu aprendendo o que é o cosplay agora, vi que cresceu muito comparado com o que era antes, eu era um cara que não gostava. de anime e nem de jogos, eu aprendi vendo o pessoal fazendo cosplays achando muito foda e a partir daí eu comecei a gostar. 

Ns: É a sua primeira vez fazendo cosplay?

Verônica (Megumin): Sim, também é a minha primeira vez fazendo cosplay.

Ns: E o que você esta sentindo fazendo cosplay pela primeira vez?

Verônica:  Estou achando uma experiência incrível porque as pessoas param pra tirar foto, você vê o reconhecimento e é muito gratificante depois de tanto tempo que você gastou fazendo, você vê que vale a pena no final.

Ns: Vocês mesmo que fizeram o cosplays de vocês?

Verônica: algumas partes sim.

Marcelo: Não, o meu foi um amigo que fez pra mim sob medida.

Ns: O que vocês estão achando do Anime Friends?

Verônica: Estou gostando bastante, bem agitado e legal, está bem divertido.

Marcelo: Uma experiência totalmente diferente, nunca tinha tirado tantas fotos assim, achei muito legal, o pessoal é muito interativo, não teve aquela babaquice e preconceito “quem gosta de anime é otaku” essas coisas, o pessoal é muito legal.

Nerdssauros: Você está fazendo cosplay de qual personagem? 

Bruno: Subzero, Mortal Kombat 11.

Mario: Seiya de Pégasus.

Gaby Sanetti (Streamer): Asuna Yuuki, Sword Art Online Hollow Realization.

Thay: Sasha Athena do Cavaleiros do Zodíaco The Lost Canvas.

Ns: O cosplay tem crescido cada vez mais, qual a sua opinião sobre isso?

Bruno: Demais, cada ano vejo novos cosplayers trazendo cada vez mais criatividade.

Mario: Eu acho muito legal, está tendo mais reconhecimento agora.

Gaby: Sim, acho que pelo fato de ser mais fácil hoje em dia, e não ter tanto preconceito como antes, lógico que existe, mas como está crescendo bastante por conta de jogos principalmente, acho que está virando algo natural, tem bastante conteúdo acessível também, como cursos, vídeos no Youtube então fica mais fácil e não sai tão caro então todo mundo pode sim fazer um cosplay, só ter dedicação e tempo. [risos]

Thay: Sim, por conta dos meios de comunicação e entretenimento como YouTube e Facebook, os cosplayer andam trocando informações entre si fazendo que a qualidade dos cosplays aumentar cada vez mais, pois assim podem falar sobre materiais, jeito de como confeccionar peças e roupas, também tivemos acessos a produtos importados com mais facilidade.

Ns: Você já sofreu preconceito por ser cosplayer?

Bruno: Meus vizinhos me olham estranho, e minha mãe vive falando que vou apanhar na rua com essas roupas de louco. [risos]

Mario: Já sim.

Gaby: Sim, da minha família e ex principalmente, eles viam como brincadeira, não levava a sério e achava meio ridículo, na época eu era criança então não entendia, quando comecei a namorar ele não gostava muito então foi mais um motivo pra parar de fazer, mas voltei com tudo por conta das lives que faço, e realmente é uma coisa que gosto de fazer.

Thay: Sim infelizmente, eu sou um pouco gordinha e já ouvi comentários de mal gosto como o do tipo “aí, a Athena não é gorda assim”.

Ns: Nessa situação como o personagem que você esta caracterizado agiria?

Bruno: Desceria a porrada.

Mario: Ele abriria um sorriso e mandaria um joinha.

Gaby: Acho que ela não desistiria, ela é bem focada e luta por tudo que quer, corre atrás, não é atoa que era líder da guilda.

Thay: Como a Sasha é uma Deusa, acho que ela não iria ligar, pois ela está em um patamar maior que a pessoa que fez o comentário, além dela ser um ser com um grande amor pela terra e tudo que esta nela.

Ns: Você pretende fazer outros cosplays? Quais?

Bruno: Sim, tô entre o Asuma do Naruto, algum do LOL ou um mestre ferreiro do Ragnarok Online.

Mario: Sim, Obito do Naruto.

Gaby: Sim, muitos, acho que com o tempo vou tendo ideias, mas atualmente quero fazer da Katarina do League Of Legends, Yumeko do Kakegurui , Hinata de Naruto, Zero Two do Darling In The Franx, por enquanto esses.

Thay: Sim, eu e o meu namorado estamos querendo fazer dois personagens de um anime que acabou de sair, o anime se chama Fire Force.

Ns: É a primeira vez que você faz cosplay? Quais outros você já fez?

Bruno: Não, já faço a uns 3 a 4 anos por ai. Já fiz o Robin, Ikki de Fênix e Monster Hunter.

Mario: Não, já fiz o Goku.

Gaby: Não, já fiz em 2012, e alguns nem considero cosplay porque eu colocava a peruca só pra tirar foto, e tentava ver qual roupa sairia mais parecida com o personagem, mas o mais completo que eu fiz foi da Hatsune Miku original e natalina.

Thay: Não, Esse ano eu completo 10 anos no meio cosplay, eu faço três personagens do anime Naruto que seriam o Hatake Kakashi na versão Sexy no Jutsu e as personagens Nohara Rin e Konan, mas também já fiz a Yuuki Cross do anime Vampire Knight.

Ns: O que você esta achando do evento?

Bruno: Cara, inesquecível.

Mario: Gostei bastante, tem bastante atração.

Gaby: Eu gostei bastante, me diverti muito, conheci muita gente, então acho que valeu a pena, principalmente no domingo que foi o dia que mais gostei por conta de ter bastante cosplay, mas acho que falta mais estande aí seria perfeito.

Thay: Eu achei melhor que os anos anteriores, mas ainda não está no nível que era antes, só achei que o palco cosplay podia ser maior, eu fui uma das selecionadas para o concurso da CWM (Cosplay Word Master) e tivemos alguns imprevistos como problemas com caixas de sons e quedas no palco.

Ns: Irá voltar ano que vem?

Bruno: Claro, não perco mais.

Mario: Sim, vou.

Gaby: Com certeza, gostei bastante.

Thay: Se tudo der certo eu estarei aqui novamente.

Também entrevistamos Francisco Del Rey, campeão nacional e internacional de cosplay:

Nerdssauros: Primeiramente gostaria de saber, como que está sendo a experiência, de estar no Brasil, conhecer o público daqui, você já chegou a vir para cá antes?

Francisco Del Rey: É a minha segunda vez no Brasil, em São Paulo, mas passou muito tempo, tem cerca de 1 ano para cá, então está sendo como a minha primeira vez, aproveitando o evento, tem sido intenso mas estou muito feliz.

Ns: E o que está achando do público reagindo ao seu cosplay? é diferente do pessoal do Chile?

Francisco Del Rey: “O profeta nunca faz milagre no seu país”. [risos] Sinto que o carinho do público é muito mais intenso, bem mais forte que os dos chilenos, geralmente sou convidado para eventos fora do meu país.

E ai, o que achou? O evento já passou mas você ainda poderá ir ao Ressaca Friends, que acontecerá nos dias 21 e 22 de Dezembro não perca. 😉

Siga @Nerdssauros