Harvest moon ou Story of Seasons ? Descubra o que aconteceu com essa Franquia Amada

Resultado de imagem para harvest moon vs story of seasons

A maior franquia de simulador de fazendas do mundo está de volta! Um dos mais famosos “Harvest Moon” lançados: “Friends of Mineral Town”, terá um Remake para Nintendo Switch em 2019 chamado de Story of Seasons Reunion in Mineral Town!

Muitas pessoas conhecem e jogaram Harvest Moon pelos diversos games lançados em diversas plataformas, porém, muitos não sabem o que ocorreu com a mudança do nome para Story Of Seasons no ocidente.

Os Nerdssauros têm como objetivo, explicar essas dúvidas de muitos sobre essas mudanças e o que acarretaram para a série.

Harvest Moon ou Story Of Seasons?

Conhecido no Japão como “Bokujou Monogatari”, foi um jogo para o SNES produzido pela Victor Interactive Software, que consistia em um garoto que herdou uma fazenda de seu falecido avô, e que a partir daí, teria que cuidar e transformá-la em uma fazenda de sucesso.

Logo, o jogo se torna uma franquia e ganha notoriedade, fazendo muito sucesso no mundo todo e rendendo novas versões em diversas plataformas tanto da Nintendo como da Sony.

Em 2003, a empresa desenvolvedora do jogo Victor Interactive foi comprada pela Marvelous Entertainment, porém o criador da série “Yasuhiro Wada”, permaneceu como principal responsável pela franquia.

A empresa “Natsume” supervisionou a tradução e distribuição na América do Norte durante muito tempo, sendo mais preciso, essa parceria aconteceu durante 1996 até 2013, onde os jogos foram lançados em inglês sob o título de Harvest Moon. Já na Europa, a Rising Star Games era a produtora responsável pelo game, mas ainda assim, usava o título Harvest Moon.  

Por todos esses anos, a fórmula foi a mesma, onde a Marvelous desenvolvia e lançava os jogos da franquia Bokujou Monogatari no Japão e a Natsume localizava e lançava o jogo como Harvest Moon no ocidente. Entretanto, em 2014, a Marvelous adquiriu a empresa XSEED Games, essa que começaria a localizar, traduzir e lançar todos os games da Marvelous no ocidente. Sendo assim, o contrato entre a Marvelous (desenvolvedora) e Natsume (tradutora) se encerrou e o último título que lançaram juntos foi “Harvest Moon: A New Beginning”, em 2012, para o Nintendo 3DS.

Como o nome “Harvest Moon” foi criado e registrado pela Natsume, os direitos autorais pertencem a essa empresa. Logo, a Marvelous teria que lançar o game no ocidente e na Europa com outro nome. Surge então o “Story Of Seasons”, título que a XSEED Games criou para relançar e começar a franquia do zero no ocidente.

Harvest Moon era o carro chefe da Natsume, então por ter posse deste nome de sucesso, a até então tradutora resolve desenvolver jogos próprios na mesma linha de conceito da franquia original japonesa Bokujou Monogatari.

Então no ano seguinte do rompimento do contrato, a Natsume lança “Harvest Moon: The Lost Valley” para o Nintendo 3DS, um game que mistura Harvest Moon com um pouco de Minercraft. Desde então, os títulos com o nome de Harvest Moon não fazem mais parte da franquia original japonesa.

A partir de então, todo e qualquer título que pertence a franquia Bokujou Monogatari se chama Story Of Seasons, com o primeiro título lançado em 2015 e um segundo título chamado “Story Of Seasons: Trio Of Towns” lançado em 2016.

Concluindo, agora as duas franquias são distintas, onde todos os Harvest Moon até “A New Beginning” fazem parte da série original e a partir daí, seguimos em diante com o novo nome de Story Of Seasons, que é desenvolvido pela Marvelous e pelo criador original Yasuhiro Wada.

Já a nova franquia de Harvest Moon começa a partir de “The Lost Valley”, com vários títulos lançados, e o mais novo sendo “Light Of Hope” para Mobile, PS4, Switch e PC.

Abaixo fotos das novas artes dos personagens Clássicos de Harvest Moon Friends of Mineral Town em seu Remake.

A imagem pode conter: 2 pessoas

Conhece Harvest Moon? Já jogou algum game da Série? Compartilhe com os Nerdssauros!!

Diego Henrique

Prazer, sou o Diego Henrique ! Trabalho como analista Financeiro, porem fora do trabalho vivo e respiro mundo Nerd, Gamer, Geek e Otaku. Fã de animes, heróis, ninjas e poderes especiais. Adoro jogar games de luta e JRPGs.

Siga @Nerdssauros