Loot boxes, e os seus perigos.

Recentemente com o lançamento do jogo de basquete NBA 2k20, as polêmicas loot boxes, ganham novos patamares, atrelado também a polêmica de Apex Legends com seu sistema de Loot box, que também vem levantando incontáveis reclamações.

Loot box é um termo criado na industria dos jogos eletrônicos para designar um item virtual consumível que pode ser resgatado para receber uma seleção aleatória de itens virtuais adicionais, variando desde opções de personalização simples ao avatar ou personagem de um jogador, até um upgrade em equipamentos como armas e/ou armaduras. Na maioria das vezes está forma de resgate é através de micro-transações.

A prática não possuí uma data de início, porém é muito praticada, hoje grande partes dos jogos online possuem um sistema de loot box os melhores exemplos são Overwatch, League of Legends, Heroes of Storm dentre outros, pois são apenas cosméticos e não influenciam nos jogos, sendo possível obter algumas com cumprimento de missões ou upando leveis com sua conta, de forma gratuita.

Porém a coisa muda de figura com os piores exemplos como o principal que foi o Star Wars Battlefront 2 que dentro das caixas possuía conteúdo de upgrade de personagens, até personagens lendários como Darth Vader, que você teria que gastar uma boa quantia em dinheiro para obtê-lo.

A Eletronic Arts é profissional no quesito de LootBox, hoje praticamente todos os seus jogos possuem esse sistema, e não apenas em cosmético, mas sim no famoso pay-to-win, vale lembrar o caso do Fifa na Inglaterra, onde quatro crianças de uma mesma família gastaram o equivalente a 550 Libras no jogo FIFA 19 tentando ganhar o Lionel Messi em caixas. Mesmo gastando essa quantia toda, eles não conseguiram adquirir o jogador.

Por conta desta conduta alguns países como Japão, China, Coréia do Sul, estão estudando uma lei para barrar esse sistema por ser considerado um jogo de azar! Em solo belga essa conduta já é proibida!

O assunto apenas tomou uma proporção maior, com o anúncio do sistema MyTEAM do NBA 2k20, que coloca uma máquina de caça-níquel, uma roda da fortuna e um pinball, para conseguir cards e premiações melhores, o problema é que o jogo NBA é categoria 3, ou seja a partir de 3 anos, o que acaba expondo a criança, ao mundo dos jogos de azar! Se acha um exagero veja o video abaixo!

NBA 2K20: MyTEAM trailer

É importante lembrar que está conduta pode ser barrada, e este passo da 2k pode levar a consequências perigosas ao mundo dos jogos! A comunidade tem se posicionado contra isso, visto o número de dislikes que os videos tem recebido! Existem países e até estados americanos, com uma política severa em relação aos jogos de azar, e a cassinos, o Brasil é um deles! Não é de se espantar que este jogo por algum deslize se torne assunto na Câmara dos Deputados ou no Senado, o que pode gerar outros problemas, inclusive para as propostas de redução nas taxas sobre os jogos!

Siga @Nerdssauros