5 filmes de terror para ver no Halloween – Pt. 1

Fala galera! Ainda no clima de Halloween, hoje trago a primeira parte de uma lista de 10 filmes de terror pra curtir nessa época. A lista foi dividida em duas partes, sendo a primeira só com filmes do século XX e a segunda só com filmes do século XXI. Selecionei títulos que não fossem tão manjados, mas, ao mesmo tempo, tivessem seu reconhecimento já consagrado no meio. Lembrando que a ordem dos filmes não implica em sua qualidade, todos vão garantir diversão para quem assistir:

O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982)

O consagrado clássico cult do mestre do terror John Carpenter traz um jovem Kurt Russel ao papel principal do piloto R.J. MacReady, que se encontra em uma base militar na Antártida tentando sobreviver a um alienígena com capacidade de assimilar a forma de outros seres vivos. O filme brinca com a ideia da paranoia dos personagens e faz o espectador se sentir na pele do protagonista, que não pode confiar em ninguém. Considerado a frente de seu tempo pela analogia abordada com a singularidade humana, The Thing é uma recomendação indispensável para os fãs do gênero.

A Profecia (The Omen, 1976)

Outro clássico que rendeu o que falar quando foi lançado é o controverso A Profecia, do conceituado diretor Richard Donner. A trama gira em torno do filho do embaixador americano no Reino Unido, que foi tido como natimorto e trocado pelo próprio filho de Satã. Desta forma, coisas estranhas e malignas passam a acontecer com as pessoas ao redor do garoto, enquanto o embaixador custa a crer na verdadeira natureza de seu “filho”. Devido ao tema, o filme foi amplamente perseguido e criticado pela Igreja Católica, o que, no fim das contas, só contribuiu para a popularidade do mesmo.

O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby, 1968)

Outro filme um tanto quanto polêmico para época, tanto pelo seu enredo quanto pelos problemas de bastidores, O Bebê de Rosemary é, provavelmente, o filme mais popular do diretor Roman Polanski. A história narra o processo de concepção e gestação do esperado filho do casal formado por Guy Woodhouse, um jovem aspirante a ator, e Rosemary Woodhouse, uma ingênua dona de casa. Ao se mudarem para um novo apartamento, percebem aos poucos que algo não parece muito correto na vizinhança. O filme ganhou ainda mais popularidade após o brutal assassinato da atriz Sharon Tate, esposa do referido diretor, cometido por membros da família Manson.

O Homem de Palha (The Wicker Man, 1973)

Com roteiro de Anthony Shaffer e direção de Robin Hardy, O Homem de Palha conta a história do Sargento Howie, que recebe uma carta anônima denunciando o desaparecimento de uma menina na ilha fictícia de Summerset. Lá, ele se depara com estranhos costumes derivados de religiões pagãs, que fazem referência às tradições celtas, se envolvendo em uma trama de intrigas que culmina em um final ousado para a época. O célebre ator Christopher Lee celebra o filme como o ponto alto de sua carreira, uma vez que o mesmo deu a vida ao principal antagonista do longa. A mitologia por trás do filme inspirou também a música, com bandas como Iron Maiden e Radiohead produzindo canções sobre tal tema.

Suspiria (Suspiria, 1977)

Com roteiro e direção de Dario Argento, Suspiria é um clássico cult do gênero que recebeu um remake recentemente. O filme acompanha a jovem bailarina americana Suzy Bannion, que recebe um convite para ingressar em uma renomada academia de ballet em Freiburg, na Alemanha. Ao chegar no local, Suzy se depara com uma atmosfera incômoda, que tende a ir crescendo ao longo do filme, conforme coisas ruins começam a acontecer. O filme se destaca pela sua fotografia ousada, com uso de cores vibrantes, e pela trilha sonora extremamente coesa, cortesia da banda de rock progressivo Goblin.

Siga @Nerdssauros