Conheça YS VIII LACRIMOSA OF DANA

E aí Nerdssauros? Hoje vamos falar um pouco sobre um game da série “YS”, uma franquia de JRPGs de ação da produtora Japonesa Nihon Falcom, que é muito famosa no oriente e que foi de longe um dos melhores e mais divertidos JRPGs que joguei nos últimos anos.

YS VIII chegou às lojas em 2016 para o Playstation Vita e Playstation 4, mais tarde em 2018 chegou para Steam e Nintendo Switch. No game você segue a história pela perspectiva de Adol, um aventureiro e protagonista de todos os games da série (com exceção do Origin).

O jogo começa mostrando o navio Lombardia que saiu de Xandria, e está indo em direção ao continente de Eresia. Adol e Dogi, seu melhor amigo e companheiro de aventuras estão trabalhando no navio em troca para chegar em seu destino.

No meio do percurso, o navio é atacado por um gigante monstro marinho e depois da batalha nosso navio é afundado. Depois deste acontecimento despertamos na misteriosa e deserta ilha de Seiren, e neste ponto em diante começa o objetivo do jogo, que é encontrar os sobreviventes do navio, explorar, mapear a ilha e dar um jeito de fugir deste local desconhecido.

Conforme vamos explorando a gigante ilha do jogo, vamos nos encontrando com vários sobreviventes, e enquanto não descobrimos uma forma de sair da mesma, nós criamos uma base em forma de acampamento, que conforme vamos encontrando mais personagens, vai sendo modificado e ganhando novos recursos.

Ao todo são 24 personagens recrutáveis, cada sobrevivente que se junta ao nosso acampamento ganha uma função de acordo com suas habilidades, então alguns vão te ajudar a criar itens, outros vão melhorar as armaduras e roupas, temos uma ferreira, um médico, e por aí vai.

Cada personagem que encontramos tem a sua própria história e personalidade única! Os personagens são bem interessantes e podemos criar um laço de amizade e aceitação com eles conforme fazemos Quests e conversamos com os mesmos.

Conforme avançamos no game conhecemos Dana, a segunda protagonista do game, ela traz à tona vários mistérios que são descobertos conforme exploramos a ilha sobre uma civilização antiga. Ou seja, por um lado você está querendo sobreviver, melhorar sua base e fugir, e por outro Adol também tem um grande mistério para resolver, que deixará o jogador bem empolgado e curioso para descobrir seu encerramento.

Ys VIII

Ao contrário de Final Fantasy ou Dragon Quest, os combates de Ys VII Lacrimosa of Dana são em tempo real e ocorrem diretamente no campo, sem mudar para nenhuma tela separada. Você poderá enfrentar qualquer um dos inimigos que frequentam a ilha de Seiren que estiverem ao seu alcance.

A porrada é em um sistema de hack e slash rápido e eficaz. Você ataca com um único botão, e pode usar até quatro habilidades mantendo pressionado ‘R’ e pressionando outro botão. Além disso, temos uma esquiva executada pelo botão “L” e um botão para defesa. Ao defender ou esquivar no momento específico, não tomamos dano (flash guard) ou deixamos tudo em câmera-lenta (flash move).

Tudo é rápido e sem complicações, o game roda a 60FPS no PS4 e PC e 30PFS na Vita e Switch, você pode executar diversos combos e trocar os personagens a qualquer momento sem enrolação. Ao todo são 6 personagens jogáveis, todos com seus estilos únicos de combate e ataques, e podemos deixar 3 ativos em sua equipe. Cada personagem tem um atributo que pode ser smashslash e piercing, onde os inimigos têm um tipo de fraqueza contra esse atributo.

É extremamente divertido explorar o mapa, e tenho que destacar as músicas que são um show à parte, onde passam uma sensação de aventura e excitação pelo que vem a frente.

A ilha de Seiren é gigante, e os mapas aqui possuem uma variedade bem grande de áreas abertas e dungeons, todas com vários inimigos diferentes. Existem masmorras, com quebra cabeças, desafios de plataformas e coisas do gênero. Nem todas essas masmorras são obrigatórias, mas você sempre encontrará algo que valha a pena em suas profundezas, sejam itens, um Boss opcional, pontos de localização ou tesouros.

Conforme avançamos temos as Raids e Hunts, a primeira são momentos onde hordas de monstros atacam o nosso acampamento e temos que protege-lo a todo custo, já as Hunts em vez de defender nosso acampamento, nós temos que atacar determinados pontos do mapa para evitar o acúmulo de monstros e destruir seus ninhos, pois assim poderemos conseguir recursos. Alguns são obrigatórios durante o jogo, e outros serão opcionais trazendo um grande desafio.

No game temos os itens de exploração, que ganhamos conforme vamos avançando no game ou derrotamos algum Boss. Estes itens te ajudam a escalar algumas paredes, andar debaixo da água, dar pulo duplo entre outras habilidades. Tem lugares que só são possíveis de ser acessados, com a ajuda de um determinado item de exploração, ou quando encontramos determinada quantidade de sobreviventes.

No meio do acampamento, temos um quadro onde podemos obter várias quests, que vão sendo adicionadas a cada capítulo. Cada quest tem seu período de duração, então é importante fazer todas se quiser aumentar a afinidade com os sobreviventes ao máximo. Além disso temos um mini game de pescaria muito divertido que me tirou várias horas para conseguir pescar todos os peixes do game.

YS VIII Lacrimosa of Dana é um excelente JRPG de ação com um inteligente foco na sobrevivência, que traz aquele sentimento dos RPGs clássicos. Eu indico muito para todos experimentarem, pois mesmo com os gráficos simples, ele é um game que foca na jogabilidade e história com perfeição, onde traz mais de 80h para quem quiser completar tudo.

O game tem uma Demo na PSN, tente dar uma chance para esse grande jogo: https://store.playstation.com/en-us/product/UP1063-CUSA09233_00-YSVIIIPSNDEMO000

Gosta de JRPGs? Já jogou algum game da Série YS? Compartilhe com os Nerdssauros!!

Diego Henrique

Prazer, sou o Diego Henrique ! Trabalho como analista Financeiro, porem fora do trabalho vivo e respiro mundo Nerd, Gamer, Geek e Otaku. Fã de animes, heróis, ninjas e poderes especiais. Adoro jogar games de luta e JRPGs.

Siga @Nerdssauros