5 Dramas britânicos de detetive para maratonar

Nesse período de quarentena e isolamento social, muitas pessoas estão tendo que ficar em casa e nisso o consumo por séries e filmes aumentou. Pensando nisso elaboramos uma lista de séries britânicas de investigação que valem a pena a audiência.

Ao contrário das séries americanas, cujo foco se dá mais na ação, na investigação em si e possui temporadas com vários episódios, as produções britânicas muitas vezes não tem mais do que cinco episódios por temporada e que duram até uma hora.

E suas histórias, apesar de mostrarem os métodos investigativos e terem cenas de ação, focam bem mais nos dramas e desenvolvimento de seus personagens.

Vale ressaltar que a lista foi elaborada pensando em expor séries que provavelmente o grande público não conhece, por isso foi deixada de fora algumas obras como Sherlock.

Line of Duty

Elogiada pela crítica, Line of Duty se foca na dupla Steve Arnott e Kate Fleming, dois agentes da AC-12, a unidade anticorrupção da polícia. A série possui atualmente 5 temporadas e em cada uma eles investigam um policial acusado de corrupção. Mas todas as histórias possuem uma trama de fundo que só vai se desenvolvendo mais e mais conforme a série progride.

Intensa, cheia de surpresas, reviravoltas e tensão à flor da pele, Line of Duty é uma das melhores séries do gênero. As três últimas temporadas estão disponíveis na Netflix e as cinco podem ser assistidas pelo serviço da Claro.

Broadchurch

Uma adaptação de uma série dinamarquesa, Broadchurch conquistou fãs no mundo todo e teve uma pequena alavancada fora da Inglaterra graças aos whovians que estavam saudosos de verem na tela o ator David Tennant que na história interpreta o detetive Alec Hardy que na primeira temporada investiga a morte de uma criança na pacata comunidade de Dorset.

A série conta ainda no elenco com Olivia Colman, ganhadora do Oscar de melhor melhor atriz, Jodie Whittaker (atual protagonista de Doctor Who), David Bradley (Harry Potter) e Arthur Darvill (Legends of Tomorrow). Apesar de perder fôlego nas duas últimas temporadas (a série possui 3), ainda é uma obra que vale a pena ser assistida do início ao fim.

Luther

Antes de se tornar mundialmente conhecido por seus papéis em filmes como Thor e Circulo de Fogo, Idris Elba interpretou John Luther, um detetive amargurado pela vida e com a dura realidade que precisa enfrentar por causa de seu trabalho na polícia. A série tem 20 episódios e 5 temporadas.

A série possui um elenco muito bom de atores veteranos como Ruth Wilson (His Dark Materials), Paul McGann (Doctor Who), Burn Gorman (The Expanse), Dermot Crowley (O Estrangeiro), e Indira Varma (Game of Thrones); mas o grande trunfo da série é Idris Elba e seu detetive que ao mesmo tempo em que pode ser contido, sensível e triste, pode ser explosivo e agressivo, tudo para lutar pelo que é certo.

Collateral

A mini-série Collateral, estrelada pelos investigadores Carey Mulligan (As Sufragistas) e Nathaniel Martello-White (Esquadrão Red Tails) se destaca por sua atualidade (pelo menos do ano 2018) ao irem atrás do assassino de um imigrante do Oriente Médio. Levantando questões sobre imigração, refugiados, polícia e guerra.

Outra força por trás da série é seu elenco que conta com atores conhecidos como Jeany Spark (Wallander), Nicola Walker (Spooks), John Simm (Doctor Who) e Billie Piper (Penny Dreadful). A mini-série está disponível na Netflix.

Jack Taylor

Iain Glen ganhou muita fama ao interpretar Sir Jorah Mormont, o fiel cavaleiro de Daenerys Targaryen. Se quiser ver mais de seu trabalho uma boa dica é seu papel como Jack Taylor, um ex-policial alcoólatra que trabalha como detetive particular na cidade litorânea de Galway, na Irlanda.

A primeira vista a história parece seguir o clichê do “detetive durão em decadência”, mas a série se destaca por boas atuações (especialmente de Iain Glen), tramas interessantes e pela atmosfera que carrega.

Siga @Nerdssauros